Agora o Messenger tem um “mordomo” que fala português

O M, do Facebook Messenger, foi lançado em Portugal e no Brasil.

Chama-se M e vai começar a fazer sugestões no meio das tuas conversas no Messenger, a aplicação de chat do Facebook. Vai, por exemplo, sugerir-te stickers consoante a última mensagem que enviaste, recomendar que partilhes a tua localização se alguém te perguntar “onde estás?” ou lembrar-te de que a pessoa com quem estás a falar faz anos.

O M fala agora português, estando a ser lançado em Portugal e no Brasil para todos os utilizadores do Messenger em iOS e Android. Trata-se de um assistente pessoal cujo propósito é facilitar-te a vida, aconselhando acções e ferramentas que estão disponíveis na aplicação mas que, se calhar, não sabes que existem.

As sugestões do M vão aparecer sempre que o assistente pessoal detectar que precisam dele numa conversa. Inicialmente incluirá as seguintes ações:

  • Enviar stickers: quer digas “obrigado” ou “adeus”, o M vai ter um sticker para poderes enviar à outra pessoa;
  • Partilhar localização: se alguém perguntar “onde estás?” ou se disser alguma coisa como “estou a caminho”, o M pode sugerir que partilhes a tua localização na conversa;
  • Criar uma sondagem: se, numa conversa de grupo, alguém fizer uma pergunta com opções, o M vai sugerir a criação de uma pequena sondagem para que todos possam votar, ajudando a tomar uma decisão;
  • Enviar votos de um feliz aniversário: se a pessoa com quem estás a conversar no Messenger fizer anos, o M irá alertar-te disso e sugerir-te que lhe envies um sticker, um cartão ou um vídeo especial de feliz aniversário;
  • Iniciar uma chamada de voz ou vídeo: se numa conversa alguém expressar a intenção de fazer uma chamada, dizendo, por exemplo, “queres ligar-me?”, o M vai propor isso mesmo.

Graças à aprendizagem automática, o M consegue aprender com aquilo que tu fazes e dizes no Messenger. Como qualquer assistente pessoal, quanto mais utilizares o M mais ele pode vir a ajudar-te.

Os utilizadores têm sempre a opção de ignorar ou descartar uma sugestão do M se esta não for útil e, se não quiserem de todo o assistente pessoal, podem desligá-lo nas definições do Messenger.

Previous Um festival de cinema sobre arquitectura em Lisboa
Next O livro português sobre IA que Bill Gates recomendou