Forest: uma app que planta uma floresta com a tua concentração

Só tens que te manter o mais longe possível do teu smartphone.

Admite, já passaste por uma daquelas situações em que precisavas muito de te concentrar mas não consegues largar o telemóvel. A certa altura, entras nessa espiral em que tudo te faz colar ao ecrã e primeiro que retomes o caminho certo, já descobriste mil funcionalidades novas no teu telemóvel, apagaste fotografias antigas da Galeria e numa tomada de consciência repentina, até apagaste uma ou outra app que te ocupa espaço desnecessário no armazenamento. Concentração nada.

O que se calhar nunca pensaste é que, além de ser obviamente benéfica para ti e para o teu sucesso seja no que for, a tua capacidade de concentração pode plantar árvores. Essa é a estratégia da aplicação Forest: Stay Focused para te incentivar a manter o foco. Tudo o que tens de fazer é manter-te afastado do teu telemóvel pelo máximo tempo possível. O truque é: quando tens mesmo de te concentrar e pressentes que vais cair na tentação, vais à app e começas a plantar uma árvore, daí para a frente a tua inactividade funciona como a água que rega a planta. Quanto mais tempo passares sem ir ao smartphone, mais depressa cresce a tua árvore e quando dás por ti, plantaste uma floresta!

A app está classificada como um jogo e assemelha-se nalguns pontos ao velhinho Farmville. Quanto mais árvores plantas, mais pontos acumulas. Cada espécie de árvore (sim, há muitas!) é desbloqueada de acordo com os teus pontos e tem um tempo mínimo necessário para se desenvolver, o que determina o tempo que tens que estar longe do telemóvel.

Mas o que acontece quando voltas a tocar no aparelho antes do tempo necessário? No modo Normal, és apenas informado que a planta foi morta POR TUA CAUSA, mais propriamente pela tua falta de foco. Mas se quiseres ser mais rígido contigo mesmo, também podes activar o Super Modo. Nele, as falhas são punidas de maneiras mais complexas: a app faz com que o smartphone toque músicas constrangedoras com o volume muito alto.                 

Por outro lado, esta aplicação também te dá uma recompensa melhor e mais gratificante do que uma simples floresta digital. A equipa da Forest: Stay Focused juntou-se a uma ONG que se dedica a plantar árvores pelo mundo, a Trees for the Future, para usar o dinheiro virtual ganho pelos jogadores para plantar árvores reais.

Uma aplicação para te obrigar a largar o vício e manter o foco. Custa 2,5 euros mas é por duas boas causas: a tua concentração e a floresta. Está disponível para AndroidiOS e Windows Phone.

Previous A história por detrás do incansável Fogos.pt
Next A música que nunca te deixa só, o Hip Hop como força motivacional