O estranho estádio russo que será palco do campeonato do mundo

Uma solução repleta de criatividade, loucura e alguma dose de coragem.

Durante o Verão de 2018, 11 cidades da russas vão ser palco do Mundial de Futebol. Se por acaso estás a pensar em dar um salto até lá para ver a recentemente apurada seleção portuguesa jogar, pode ser que tenhas a sorte – ou não –  de estrear o caricato remodelado estádio de Ekaterinburg.

Construída entre 1953 e 1957, a Ekaterinburg Arena é um recinto multi-desportivo, casa do FC Ural. Inicialmente construído com uma capacidade para 27 mil espectadores, o estádio foi alvo de algumas modificações no início deste século, que ainda assim são insuficientes para poder vir a ser palco do Mundial de 2018, organizado pela Rússia.

Os estádios, para serem elegíveis como palco para os jogos da Fase Final do Campeonato do Mundo, têm de cumprir determinados requisitos. Um deles, está directamente relacionado com a lotação do recinto e outro com a segurança e conforto dos espectadores. Nesta fase, só estádios com capacidade igual ou superior a 35 mil lugares poderão ser usados. Porém algumas cidades russas não possuem habitantes nem estrutura suficiente que justifiquem palcos tão exuberantes.

Como tal, a organização russa apresentou uma solução temporária e bastante caricata para resolver o problema, repleta de criatividade, loucura e alguma dose de coragem. Usando uma insólita quantidade de andaimes temporários, colocaram cadeiras adicionais não dentro do recinto, mas sim praticamente fora do espaço, onde a perspectiva do espectador em relação ao espetáculo que pagou para ver é bastante questionável. Deste modo, o estádio terá assim capacidade para 45 mil pessoas, sendo 10 mil dos lugares removíveis.

Em entrevista ao The Guardian, um porta-voz da FIFA esclareceu esta opção: “No caso de Ekaterinburg, estão instalados assentos temporários para garantir que os trabalhos de renovação conservam a fachada histórica do estádio e que os custos de manutenção sejam reduzidos após a realização do Campeonato do Mundo da Fifa. As visitas de inspecção e os relatórios mostram que os lugares temporários na Arena Ekaterinburg cumprem integralmente todos os requisitos de segurança “. A previsão é de que o estádio esteja pronto até ao fim deste ano.

Previous Crise na UNESCO? EUA declara sair e Israel segue o exemplo
Next Tóquio é a grande metrópole mais segura do mundo