A popularidade digital pode ser uma armadilha

'I Know You From Somewhere' são 14 minutos de uma narrativa bem ao estilo Black Mirror.

Se no reinado do YouTube quem manda são as tendências e os virais, no Vimeo, o sistema político continua diferente e o conteúdo continua a ser rei.

O que pode parecer uma simples diferença de gestão da plataforma revela-se na dimensão que diferencia dois universos e o que lá vamos fazer. Se no caso do YouTube vamos em pés de lã, entre tendências, procurar o que nos interessa do ritmo de uploads alucinante, no caso do Vimeo geralmente entregamo-nos à descoberta e as expectativas raramente são defraudadas. Para nos guiar a viagem nada melhor que os destaques escolhidos a dedo pela equipa de gestão do site. É nos Vimeo Staff Pick que sem nos apercebermos, regularmente, estreiam algumas das peças audiovisuais mais disruptivas da Internet.

O privilégio da plataforma ao factor qualitativo torna-a preferida dos produtores e uma escolha natural para estreias digitais depois do circuito de festival. É o caso da curta que te falamos hoje, I Know You From Somewhere, um trabalho de Andrew Fitzgerald que teve a sua estreia mundial no festival Sundance e agora emerge na internet.

São 14 minutos de uma narrativa ao estilo Black Mirror onde a acção se condensa para caber no formato reduzido. I Know You From Somewhere acompanha a história de uma novata nos social media que rapidamente se torna sensação pelos piores motivos. Impulsionado por um mal entendido que se torna viral, esta curta desafia-nos a alargar a forma como olhamos para os social media e o que por lá vemos, evidenciando a distância que pode ir entre a realidade e a representação.

Este não é o primeiro trabalho de Fitzgerald a merecer atenção. O jovem filmmaker que profissionalmente trabalha como editor no canal Adult Swim já antes tinha assinado Strange Men, uma curta com uma distribuição semelhante e que lhe valeu menção em algumas revistas da especialidade.