A Microsoft é excelente a fazer apps para iOS e Android

Um launcher, um browser, um motor de busca, uma lista de tarefas, um bloco de notas, uma nuvem... Enfim, a Microsoft tem apps suficientes para transformares o teu telemóvel num "Windows Phone". Mas bom.

Pode não ter tido sucesso com o Windows Phone nem com o seu renascimento – Windows 10 Mobile –, e ter mesmo desistido de fabricar equipamentos com esses sistemas operativos, mas a Microsoft não é de todo uma nulidade no mundo dos smartphones.

Erguer um terceiro sistema operativo móvel ao qual programadores e consumidores dessem atenção provou ser uma tarefa muito difícil. As pessoas, dos dois grupos, já se tinham dividido entre dois ecossistemas e não estavam dispostas a trocá-lo por um que lhe oferece menos funcionalidades, menos integrações com os seus outros dispositivos (iPad, computador, smart TV…) e menos aplicações.

Sem os conseguir vencer, a Microsoft seguiu o ditado e juntou-se a eles. Ao longo dos últimos anos, criou uma forte família de aplicações para iOS e Android, com membros de destaque em diversas categorias.

1 – Launcher (Android)

O Android tem a vantagem de permitir alterar o aspecto do ecrã inicial, instalando um launcher diferente do que vem pré-definido. Existem inúmeras alternativas  e a Microsoft desenhou uma delas. O Microsoft Launcher permite-te organizar as aplicações, fazer buscas no telemóvel e na web (através do Bing) e ter uma janela com todos os teus widgets, como o calendário ou os teus documentos mais recentes. Como o Microsoft Launcher é… da Microsoft, podes integrá-lo com o teu PC Windows para, por exemplo, abrir um foto que acabaste de tirar com o telemóvel no ecrã maior.

2 – Outlook (Android, iOS)

Não é uma aplicação para veres apenas o e-mail @outlook.com, mas todo o tipo de e-mail. Podes adicionar os endereços de trabalho, mas também o Gmail e iCloud. O Microsoft Outlook nasceu das cinzas do Acompli, considerado um dos melhores clientes de e-mail para Android e iOS. Além do e-mail, podes no Outlook consultar o teu calendário e navegar nos ficheiros do OneDrive ou Dropbox, anexando-os rapidamente a uma mensagem.

3 – To-Do (Android, iOS)

Depois de adquirir a aplicação Wunderlist, a Microsoft lançou o Microsoft To-Do, uma ferramenta onde podes organizar as tarefas do dia e criar lembretes. Com o Microsoft To-Do, consegues planear desde a lista de compras, uma viagem de férias, os afazeres lá de casa ou os filmes que queres ver.

4 – Office (Android, iOS)

Foi das primeiras suites de produtividade a surgir e está disponível para Android e iOS, sendo inteiramente gratuita em smartphones e tablets. O Office é composto por três aplicações principais – o Word, o PowerPoint e o Excel –, sendo complementado pelo Office Lens, uma aplicação que permite digitalizar recibos, cartões de visita e outros documentos em papel, bem como quadros em salas de aula ou de reunião.

5 – OneNote (Android, iOS)

Com o Microsoft OneNote, podes anotar praticamente tudo. Desde o que se disse de importante numa reunião às tarefas que tens para fazer naquele dia – até podes fazer anotações em cima de uma imagem que digitalizaste. Todas as tuas notas ficam disponíveis em qualquer lado, seja um PC Windows ou um Mac.

6 – OneDrive (Android, iOS)

O serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, que inclui 5 GB gratuitos, está disponível para Android e iOS. Com o Microsoft OneDrive podes ter os teus documentos sempre à mão e também criar cópias de segurança das fotos que tiras com o telemóvel.

7 – Edge (Android, iOS)

Quando em 2015 a Microsoft apresentou o Windows 10, introduziu um novo browser, pondo fim à era do Internet Explorer. O Microsoft Edge foi desenvolvido de raíz para a web moderna e fez recentemente a sua estreia fora do ambiente Windows. Está disponível em versão beta para Android e iOS. No caso do Android, basta ir à Play Store e fazer o download. No iOS, precisas de dar o teu Apple ID à Microsoft para que esta te possa dar acesso à aplicação.

8 – Bing (Android, iOS)

Além de servir para pesquisar na web, o Microsoft Bing dá-te o tempo, as notícias do dia e a opção de traduzir páginas da web inteiras. Quanto às pesquisas, podes fazê-las por texto, por voz ou por imagem, usando a câmara do telemóvel para captar objectos e encontrar correspondências. Podes também usar o Bing para ler códigos QR e ser imediatamente redireccionado para o URL. O Bing vem com modo privado, durante o qual o teu histórico de pesquisa e navegação não é gravado.

9 – Skype (Android, iOS)

Recebeu uma nova roupagem antes do Verão e está melhor que nunca. O Skype permite-te mandar mensagens e fazer chamadas com os amigos, partilhar fotos, stickers e GIFs em chats de grupo, enviar rapidamente vídeos do YouTube ou outros conteúdos multimédia através de integrações dessas apps no serviço, brincar com efeitos visuais em videochamadas e ainda publicar instantes do dia-a-dia em histórias que desaparecem ao fim de 7 dias. Tudo de forma gratuita.

10 – Cortana (Android, iOS)

Nos computadores Windows, a Cortana é uma ajuda em inúmeras tarefas. Agora promete ser prestável também nos telemóveis Android e iOS. A assistente pessoal da Microsoft lembra-te de responder ao e-mail mal chegues ao escritório ou de regar as plantas quando estiveres em casa. Também te diz o tempo que vai fazer hoje e ajuda-te a gerir o calendário, lembrando-te das reuniões marcadas ou das tarefas pendentes. Diz-te ainda quando tens de sair para que não chegues atrasado a nenhum compromisso, tendo em conta o trânsito que está lá fora. Além de tudo isto, ainda responde às tuas dúvidas e perguntas mais complicadas… ou não.

11 – outras aplicações

Caso queiras ainda mais apps da Microsoft, podes consultar o que anda na sua “garagem”. O Microsoft Garage alberga todos as experiências da tecnológica – aplicações que foram criadas por funcionários da Microsoft nos seus tempos livres, que nasceram em hackathons ou que são ideias de start-ups incubadas pela Microsoft.

Previous Este é o filme que Portugal não merece
Next Diagnosticou o seu próprio cancro, com um iPhone