Queres saber a história do nome da tua rua?

A Câmara Municipal de Lisboa tem um blog e um site para te ajudar.

Chama-se Toponímia de Lisboa e a verdade é que temos pena de só lá termos chegado agora. O blogue é gerido pelo Núcleo de Toponímia do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa e é um autêntico guia pela história da cidade. Existe desde Novembro de 2012 e desde então fazem praticamente uma publicação por dia.

Toponímia pode parecer-te um palavrão tão complexo como imaginar quantas ruas tem Lisboa. Se só pensar nisso já é uma tarefa custosa, quanto mais contá-las e catalogá-las. É mais ou menos isso que faz este núcleo: estuda os nomes próprios dos lugares, sítios, povoações ou localidades, os chamados topónimos. 

É também este o departamento responsável por atribuir os nomes aos arruamentos de Lisboa desde o final do século XIX. Desde essa altura que este tem sido um meio através do qual se homenageiam e perpetuam personalidades, factos e tradições. É quase senso comum que se conheces alguém com uma rua com o seu nome, então conheces alguém importante. Da mesma forma, se vives numa rua com o nome de alguém muito importante, provavelmente a tua rua é das mais importantes da capital.

Seja como for, o blogue é um autêntico arquivo histórico. Podes pesquisar por qualquer nome (na eminência de o tempo que passou desde 2012 ainda não ter sido suficiente para catalogar todas, todas as ruas de Lisboa) e cada publicação inclui um artigo com a biografia da personalidade, se for o caso, o tipo de rua, fotos da rua, plantas, mapas e, em muitos casos, o nome dado anteriormente ao mesmo arruamento.

Nem todas as entradas do blogue são sobre a história dos lugares. Há alguns trabalhos mais extensos sobre personalidades específicas e todo o tipo de conteúdos sobre a disciplina da Toponímia, como por exemplo artigos sobre as colinas da capital ou as placas que adornam a cidade.

página de Facebook Toponímia de Lisboa também tem resumos dos artigos publicados no blogue e pode ser uma boa forma de acederes à informação no teu dia-a-dia. Também podes ser redirecionado para aqui, o site do arquivo da Câmara, onde, aí sim, existe informação sobre todas as ruas da cidade, mas está disponibilizada de forma mais técnica e sucinta. 


Além de tudo isto, sabe que qualquer cidadão, entidade ou associação pode propor ao município um nome para um arruamento, dependendo da documentação necessária, fundamentação da proposta e, obviamente, aprovação da Câmara.

Previous Vhils vai abrir um museu de arte urbana em Cascais
Next eSports: RTP junta-se ao Twitch em Portugal