Uma sesta durante o trabalho melhora a tua produtividade

Uma simples sesta de 20 minutos pode fazer-te melhor do que aquilo que imaginas.

Quem nunca teve vontade de bater uma sorna durante o trabalho? Principalmente depois de almoço, quando nem o café parece fazer efeito. Inalcançável para maioria, é contudo um sonho realizado para aqueles que trabalham por conta própria ou simplesmente gostam de quebrar as regras e arriscar o emprego enquanto “dormem” na casa de banho.

A generalidade das pessoas sente-se cansada na segunda metade do seu dia normal de trabalho. Caso não saibas estás numa espécie de luta contra a tua própria biologia quando não tiras o devido tempo para uma sesta. Optamos sobretudo pelo contrário (sim, tens sempre uma opção). Para nos mantermos acordados ao longo do dia ingerimos elevadas doses de cafeína e açúcar, procurando a todo o custo contrariar o desaceleração natural do nosso organismo, mesmo quando por vezes já nem desejamos consumir o produto em si, somente ansiamos pelos seus efeitos o mais rapidamente possível, elevando estes “complementos produtivos” a autênticas drogas.

Os nossos corpos trabalham em função de um relógio natural chamado Ritmo Circadiano. Muito útil para o ciclo do sono, procura avisar-nos quando é o momento adequado para dormir, ao longo de um período de 24 horas. A luz natural é o principal meio que o corpo usa para avaliar se é o momento adequado para descansar. Horários de sono irregulares e a forte luminosidade dos dispositivos eletrónicos também podem afetar o ciclo. Para tristeza colectiva, os ritmos circadianos não coincidem com o horário de trabalho tradicional, das 9h às 18h (nem sempre produtivo).

Desprezares os teus ritmos circadianos e não tirares uma soneca em prol do equilíbrio natural do teu corpo, torna-te num ser mais vulnerável ao desenvolvimento de problemas de saúde. O descanso é fulcral, lutares contra o teu organismo resultará em menos paciência e muito mais dificuldade em realizar tarefas à partida simples.

Uma simples sesta de 20 minutos, pode fazer-te melhor do que aquilo que imaginas. Descansos prolongados colocam-te em fases do teu ciclo de sono não muito aconselháveis quando interrompidas, tendo o efeito de te deixar ainda mais cansado. Deste modo, as sestas curtas apresentam-se como um importante reset do teu dia, com o poder de restaurar as tuas capacidades, tornando possível um dia de trabalho mais produtivo e menos maçador.

Caso desejes uma faixa para iniciar a tua mini jornada de descanso diário ouvimos dizer que esta música reduz a ansiedade. Este pequeno mas importante descanso tem o potencial de adicionar mais três horas de produtividade ao teu dia. Fica a dica pessoal, agora é convencer o patrão.