As melhores apps para te facilitar o trabalho

Guarda bem esta lista, não sabes quando vais precisar dela.

É tempo de guardar a toalha de praia e de voltar a arrumar o protector solar. O Verão já lá vai, o Outono está quase aí e está na altura de arregaçar as mangas e atacar mais uma temporada de trabalho. Para te ajudar a seres mais produtivo sem esqueceres o tempo de qualidade para ti, recomendamos-te uma série de apps – algumas são para computador, outras para telemóvel.

Affinity Photo, Affinity Designer e Sketch

Esquece lá a suite da Adobe. Ou melhor: podes continuar a usá-la, mas queremos apresentar-te duas alternativas. O Affinity Photo e o Affinity Designer – ambos disponíveis para Windows e macOS – oferecem uma interface parecida com a do Photoshop e Illustrator, mas correm mais rápido e são mais acessíveis (pelo menos, pela nossa experiência!). O Affinity Photo também está disponível para iPad. Já o Sketch é um software de edição vectorial, alternativa ao Affinity Designer e ao Adobe Illustrator, disponível apenas para macOS.

Spark, Outlook

Se queres ter sempre o e-mail organizado, o Spark é a aplicação que procuras. Disponível para macOS e iOS (sim, é uma pena não existir para Windows ou Android), o Spark é rápido e eficiente. A funcionalidade “Smart Inbox” ajuda-te a ter uma caixa de mensagens organizadas, com aquilo que não viste em cima e tudo o resto a seguir. Mais: os e-mails aparecem organizados de forma inteligente; por exemplo, as newsletters estão juntas num mesmo grupo de mensagens que podes eliminar com um só clique. Também podes destacar os e-mails mais importantes, marcando-os no topo da aplicação. Uma alternativa ao Spark é o Outlook: a aplicação de e-mail da Microsoft está disponível para todas as plataformas, incluindo Windows, macOS, iOS e Android.

TripMode

Sabes aqueles momentos em que o wi-fi do comboio falha ou precisas de desenrascar algo no meio da rua? O TripMode é para esses momentos e para todos os outros em que a net do telemóvel é a tua única safa. Com esta ferramenta, disponível para Windows e MacOS, podes definir que só determinadas apps acedam ao teu plafond de dados móveis, poupando assim dinheiro quando colocas o smartphone a fazer de hotspot de internet.

Mindfulness, Headspace

O trabalho pode ser stressante mas é fundamental, para bem da nossa saúde, mantermos-nos calmos e relaxados durante o dia laboral. O Mindfulness ou o Headspace são duas aplicações que te ajudam a relaxar meditando. Em vez da pausa para o café ou para o cigarro (no caso dos fumadores), experimenta fazer uma pausa para meditar.

Medium, Feedly, Pocket

Todos gostamos de estar bem informados e este “pacote” – Medium, Feedly e Pocket – serve esse propósito. No Medium é onde encontras alguns dos melhores textos de opinião e análises, especialmente nas áreas de marketing, design, tecnologia e start-ups. O Feedly permite-te seguir as tuas publicações e blogues favoritos, através dos “velhinhos” feeds RSS. O Pocket vai ser o melhor amigo do teu tempo: se não podes ler agora, guarda no Pocket para mais tarde.

Dropbox, Google Drive, Google Photos

A nuvem é a cena! Esquece os cabos, esquece as pens, esquece os ficheiros que deixas no computador de casa quando precisas deles no escritório. Seja na Dropbox ou no Google Drive, podes aqui guardar aquilo que precisas de ter sempre à mão ou até mesmo todas as fotos que tiras através do computador. Mas para fotos, talvez queiras explorar o Google Photos, onde o armazenamento é ilimitado – lá podes guardar tudo, mesmo tudo, não na resolução original mas num tamanho e qualidade muito porreiro.

Trello

Precisas de te organizar? Experimenta o Trello. Esta aplicação, disponível na web e com aplicações dedicadas para computador e telemóvel, permite-te criar quadros virtuais onde podes afixar tudo aquilo que quiseres, desde as tarefas que queres completar até ao final da semana, à lista de compras para o supermercado ou aos contactos das equipas que trabalham contigo. As possibilidades são quase infinitas e as funcionalidades do Trello também – ah, e gratuitas.

Slack

Concentração é fundamental e estar afastado do Facebook e outras plataformas sociais pode ajudar-te nisso. Por isso, usa o Slack que podes instalar como aplicação própria no computador e telemóvel para comunicares com a tua equipa. Tens canais abertos a toda a empresa, canais fechados só para alguns colaboradores e mensagens privadas. Existem ainda uma série de bots que pode ajudar-te a automatizar determinadas tarefas.

iA Writer, Google Keep

Seja o teu trabalho relacionado com a escrita ou não, uma aplicação para tomar notas ou escrever pequenos textos dá sempre jeito ter à mão. O Google Keep serve para todas aquelas vezes em que a inspiração surge onde menos se espera. Já o iA Writer para quando precisamos de nos debruçar num texto com toda a nossa atenção; é um editor de texto simples, elegante e sem distracções; está disponível para macOS, iOS e Android. Existem várias alternativas ao iA Writer, como o Ulysses (só ecossistema da Apple) ou o Bear (a mesma coisa).

Ditto, Copied

Entramos no capítulo das microaplicações que se agigantam em momentos de necessidade. O Ditto e o Copied não precisam de grande explicação – são duas aplicações que te permitem aceder ao clipboard, isto é, ao histórico de coisas que copias de um lado para o outro. Assim podes facilmente voltar a recuperar aquela frase que copiaste há duas horas atrás e copiar várias coisas ao mesmo tempo. O Ditto é para Windows, o Copied para macOS e iOS.

WeTransfer, CloudApp

O WeTransfer e a CloudApp aqui jogam num campeonato ligeiramente diferente e têm um fundo comum. O WeTransfer é basicamente aquilo que já conheces mas mais perto que nunca: uma aplicação que te permite partilhar ficheiros rapidamente através do envio de links. A CloudApp é mais completa e permite uma integração completa entre computador e nuvem: por exemplo, podes configurar a aplicação para que carregue imediatamente para a nuvem todas as tuas capturas de ecrã de modo a ser mais simples partilhá-las.

Workflow, IFTTT

Disponível para macOS e iOS, o Workflow é uma ferramenta de automatização que permite interligar outras aplicações e automatizar tarefas. Em suma, é uma app para nos poupar tempo e paciência. Esta aplicação preenche os espaços vazios entre as aplicações, interligando-as. Permite-te automatizar processos para que não tenhas de fazer tudo manualmente e acrescenta capacidades ao sistema operativo. Por exemplo, imagina que queres fazer um GIF com as últimas 5 fotos do teu rolo de câmara – podes fazer um workflow para isso, acrescentando uma multiplicidade de acções (podes querer que o GIF seja automaticamente tweetado). Com o Workflow podes criar processos para praticamente tudo e mais alguma coisa. Uma alternativa é o IFTTT.

Hours, RescueTime

Tempo é dinheiro, e no caso do trabalho freelancer isso é ainda mais verdade. Hours é uma discreta ferramenta que ajuda freelancers e não só a monitorizar quanto tempo gastaram com cada projecto. O teu tempo fica organizado num calendário, que te dá uma perspectiva rápida do que fizeste em cada dia, permitindo-te ajustar a tua produtividade. Se trabalhares em equipa, podes usar o Hours para acompanhar o fluxo de trabalho de cada um dos membros.

O Rescue Time é uma ferramenta que pode ajudar no mesmo capítulo. Tem um propósito mais pessoal, de gestão do teu próprio tempo e  actua silenciosamente no teu computador ou smartphone contabilizando os minutos que passas em cada aplicação e website. No final de cada dia ou ciclo, podes aceder ao histórico e perceber onde andas a perder o teu tempo. O Rescue Time tem uma versão gratuita que te permite apenas fazer a análise e aceder a 90 dias de histórico e uma paga com algumas funcionalidades extra como o bloqueio de determinadas páginas.

Blinkist

Inspiração é tudo. O Blinkist é uma aplicação que te oferece resumos de livros grandes ou secantes para que possas obter a sua ideia essencial em pouco tempo. Naturalmente que nada substitui a leitura integral de um livro, mas, se temos o tempo limitado mas queremos na mesma obter novos conhecimentos e perspectivas, os resumos do Blinkist podem dar-nos uma bela ajuda. A aplicação é paga, mas existe um período de experimentação gratuito. O Blinkist está disponível para iOS e Android.

Sprizlet

Por outro lado, se não vais à bola com resumos e mesmo assim queres aumentar o teu ritmo de leitura, aconselhamos-te os speed readers, simples ferramentas que te proporcionam uma experiência de leitura distinta e mais rápida. É provável que estranhes à primeira leitura mas algum hábito faz do speed reader algo bastante útil no teu dia-a-dia, especialmente para ler aqueles artigos de duas e três páginas online. Há várias opções, consoante o sistema operativo e browser que utilizas, uma das mais práticas é o Spritzlet – um site que podes adicionar aos marcadores do browser e adiciona esta funcionalidade a qualquer site.

Amphetamine

O nome é sugestivo e diz tudo de mais esta micro-aplicação. O Amphetamine dá ao teu Mac a energia que precisa para não adormecer – OK, isso pode não ser fixe sempre, mas há momentos em que precisas de ter o teu computador efectivamente ligado. O Amphetamine simplesmente inibe o teu computador de hibernar. Está disponível unicamente para macOS.

Ilustração de: Ricardo Santos/Shifter