iOS 11 revela uma Apple desleixada no design

Alinhamentos inconstante e texto mal formatado são alguns dos detalhes de design em que a nova versão do iOS falha.

Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Se pudéssemos caracterizar a Apple numa palavra, “design” seria provavelmente a escolha. Desde cedo, a Apple ganhou reputação pela atenção dada ao mais ínfimo pormenor, mas a sua fama tem sido, nos últimos tempos, questionada. Um dos últimos motivos: iOS 11.

A nova versão do sistema operativo está disponível desde esta terça-feira para milhões de iPhones e iPads. À maior parte das pessoas, vai parecer bonito nos seus equipamentos, mas Ryan Lau, um designer sediado em Xangai, tem uma perspectiva diferente. Numa extensa publicação no Medium, Ryan aponta que o iOS 11 falha nos detalhes de design.

“O aspecto inacabado do iOS 11 resulta sobretudo da UI e das animações. Os elementos da UI no iOS são ligeiramente inconsistentes, misturando uma variedade de elementos UI, que podem parecer semelhantes mas introduzem um sentimento de desconexão para a UX, escreve o design. Desmitificando os termos anteriores: UI = User Interface; UX = User Experience.

Ryan Lau utilizou um iPhone 7, no qual corria a versão GM do iOS 11, que é versão final do sistema operativo, à qual os programadores têm acesso alguns dias antes do lançamento público. O designer deixa clara as suas intenções com a partilha que fez no Medium: “Estou a escrever isto para ajudar as pessoas a perceber os muitos detalhes que precisam de ser polidos, o que espero que inclua a malta da Apple, para que possam melhorar esses detalhes futuramente.”

 

A relação da Apple com o design conhece uma história curiosa: quando Steve Jobs foi “chatear” um engenheiro da Google a um domingo por causa de um O no logo do motor de busca. Vic Gundotra, o engenheiro em causa, descreve o episódio da seguinte forma: “Portanto Vic, temos um problema urgente que precisa de ser resolvido imediatamente. Já meti uma pessoa da minha equipa a ajudá-lo e espero conseguirmos resolver isto amanhã. Estava a ver o logo da Google no iPhone e não estou contente com o ícone. O segundo O no Google não tem o gradiente de amarelo correcto.”

 

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.