Martin Cooper, inventor do telemóvel, participa em conferência em Aveiro

Será no dia 12 de Outubro. A entrada é livre.

3 de Abril de 1973. Neste dia, Martin Cooper, um engenheiro da Motorola, ligou ao seu maior rival no sector das telecomunicações, Joel Engel, dos Bell Lab com um recado especial: “Estou a ligar-te de um telemóvel. Um telemóvel real, que se segura na mão e portátil”, disse-lhe. Martin estava a ligar do primeiro telemóvel de sempre.

Martin Cooper, considerado o inventor ou pai do telemóvel, é um dos vários oradores que vão passar em Outubro pelo TechDays, um evento de tecnologia que decorrerá dias 12, 13 e 14 de Outubro no Parque de Exposições de Aveiro. De entrada livre, o TechDays inclui, além das conferências e de alguns workshops mais especializados, uma feira na qual poderás conhecer as mais recentes inovações tecnológicas de empresas, unidades de investigação e centros de saber de âmbito nacional.




Além de Martin Cooper, os oradores da TechDays incluem diversos políticos e executivos de topo, dado tratar-se de um evento com uma abordagem mais técnica à tecnologia. O pai do telemóvel falará dia 12 de Outubro, na conferência  Conferência IT 25 anos que começará às 14h30 no Auditório Amorim.

Martin Cooper e a sua equipa da Motorola criaram aquilo que hoje milhões de pessoas por todo o mundo transportam nos seus bolsos: um telemóvel. Em 1973, o telemóvel não era fino e leve como os de hoje – era do tamanho de um tijolo, pesava bastante (quase 1 kg) e não tinha grande autonomia (apenas meia hora, demorava 10 horas a carregar). Martin fez a famosa chamada no meio da rua em Nova Iorque de um Motorola DynaTAC.