Se o Império Romano fosse um mapa de metro

Portugal está, obviamente, representado.

império romano mapa de metro

Sasha Trubetskoy, um estudante de estatística da Universidade de Chicago, criou um mapa das antigas ruas romanas ao estilo de um diagrama de uma rede de metropolitano.

Este não é o primeiro mapa que Sasha cria. Tem, aliás, um site dedicado exclusivamente a projectos do género, incluindo um mapa de todos os locais que já foram representados de forma ficcionada na cidade de Vancouver, Canadá.

Voltando à Roma Antiga. Sasha diz que mapeou apenas as principais ruas do Império, tendo feito algumas alterações para simplificar o diagrama final. Por exemplo, algumas Vias foram combinadas, outras tiveram os nomes ligeiramente alterados. “O maior elemento criativo foi escolher que ruas e cidades incluir e quais excluir. Não era possível incluir todas as ruas romanas”, explica na página do pequeno projecto. “Procurei incluir as cidades com maior população ou cidades que eram capitais de províncias no século II.”

Tal como um diagrama de metro, este mapa foca-se na simplicidade e não na distância ou rigor geográfico. O primeiro mapa de metro de sempre foi desenhado em 1933 por Harry Beck para, claro, o metropolitano de Londres, o primeiro do mundo.

Previous Houseparty: a próxima app que o Facebook quer copiar
Next Rumor? Netflix pode estar a produzir série sobre o desaparecimento de Maddie

Suggested Posts