Hemiciclo: um site bonito que mostra o que se passa na Assembleia da República

Serviço público.

site assembleia da república

“Democracia em tempo real” é o lema do Hemiciclo, um projecto civil, da autoria de David Crisóstomo e Luís Vargas, que oferece informação sobre o que se passa na Assembleia da República (AR) – em tempo real. Podes saber que diplomas passaram pela AR, como votaram as bancadas e quais os deputados mais desalinhados face ao seu partido, entre outras informações importantes.

O Hemiciclo – conforme é explicado na página que apresenta o projecto – pretende “aproximar os cidadãos da democracia e de uma das suas mais importantes instituições – a Assembleia da República”, contribuindo “para uma melhor compreensão do processo parlamentar” e, em última análise, para “um escrutínio mais rigoroso dos representantes eleitos”.

O site foi criado por David Crisóstomo, estudante de economia, 24 anos, e Luís Vargas, designer industrial, que já tinham colaborado em projectos como o Geringonça, um portal de notícias e opinião à esquerda. Os autores prometem continuar a actualizar e melhorar o portal, que “não pretende substituir, equiparar-se ou dispensar a consulta do site da Assembleia da República, de onde obtém muita da informação aqui tratada e disponibilizada”. Além do site da AR, o Hemiciclo cruza dados com outras fontes, como a Comissão Nacional de Eleições ou o site do Governo.

O Hemiciclo está dividido em quatro áreas. No “Panorama”, encontramos logo à cabeça o total de diplomas apresentados nesta legislatura, os que foram a votação, aqueles que foram promulgados e os que foram aprovados. Podemos ainda saber que partidos apresentaram mais diplomas e quais as áreas mais tratadas. Mais em baixo, temos informação sobre os deputados da AR, estatísticas pertinentes como a representatividade feminina ou jovem (menos de 35 anos) nas bancadas, os deputados mais desalinhados ou a distribuição parlamentar por partido.

No separador “Votações”, conseguimos explorar com mais profundidade a actividade na AR e saber o sentido de voto de cada representante eleito sobre cada decisão tomada. Em “Bancadas”, encontramos dados sobre cada partido e, em “Deputados”, uma base de dados sobre todos os decisores. Está disponível também uma página com notícias sobre a Assembleia e um glossário com todas as terminologias, mesmo as mais simples.

O Hemiciclo tem assim como objetivo contribuir para o efetivo usufruto dos direitos dos cidadãos em participar na governação, tornando mais simples a essencial atenção pública ao exercício do mandato parlamentar e a responsabilização daqueles que o detém por via da vontade popular. Numa altura em que prolifera um discurso populista e adverso ao Parlamento, frequentemente fruto da ignorância sobre o seu funcionamento e sobre o trabalho realizado pelos parlamentares que o compõem, esta ferramenta pretende melhorar a perceção que muitos possam ter da Assembleia da República e dos deputados..

Previous Programação chega às escolas portuguesas
Next O dia em que o Sócrates virou youtuber e o Wuant rapper

Suggested Posts