Nova funcionalidade pode mudar a forma como usas o Facebook

Para já, parece ser apenas um teste embrionário na maior rede social do planeta.

No Instagram é fácil ter controlo das pessoas que podem ver o teu perfil. É que só existem duas definições de privacidade: perfil público ou perfil privado. Se optares pela segunda opção, tens a garantia de que as tuas fotos e vídeos só poderão ser vistas pelas pessoas que te seguem (e que tu previamente aceitaste como seguidores). O mesmo acontece no Twitter.

No Facebook, a maior rede social do planeta, o cenário é bem diferente. Se, por um lado, a possibilidade de definir individualmente a privacidade de cada post tem as suas vantagens, por outro, pode tornar a gestão dos nossos perfis bem complexa – à medida que vamos adicionando mais e mais amigos, alguns deles desconhecidos.

Talvez por isso o Facebook esteja a testar uma nova funcionalidade chamada Private Profile, cujo screenshot foi partilhado por Matt Navarra, gestor de redes sociais do The Next Web e olho atento às novidades das principais plataformas digitais.

O screenshot é uma cortesia do internauta Devesh Logendran, que terá descoberto o teste na versão beta da aplicação do Facebook para Android. De acordo com o próprio, o botão não funciona, mas o texto da imagem deixa-nos algumas pistas sobre o que poderá ser esta funcionalidade: “Faz o teu Perfil Privado. Algumas coisas são melhores quando partilhadas com um círculo pequeno. Cria um perfil para partilhares com os teus melhores amigos.”

Possivelmente, este Private Profile será uma alternativa ao teu perfil normal de Facebook. Só os teus amigos mais próximos – aqueles que adicionaste à lista “Close Friends” – deverão conseguir aceder aos conteúdos que partilhas nesse Private Profile.

O Private Profile é apenas um pequeno teste do Facebook e poderá não ser lançado sequer. Contudo, fica o desejo de que esse lançamento aconteça. Num Facebook com cada vez mais ruído e onde o conceito de amizade é largo, o Private Profile pode ajudar a aproximarmos-nos daqueles que nos são mais queridos.

Previous Tudo o que sabemos sobre os novos iPhone 8 e iPhone X
Next Jim Carrey volta a representar o papel que sabe melhor

Suggested Posts