Em Portugal, já dá para fazer doações no Facebook

Ferramenta destina-se a organizações sem fins lucrativos.

Nos Estados Unidos, organizações sem fins lucrativos podem, desde 2015, utilizar o Facebook para realizar campanhas de crowdfunding. Agora, essa ferramenta está a ser alargada à Europa, estando disponível em 16 países europeus, incluindo Portugal.

Organizações sem fins lucrativos portuguesas vão poder angariar de fundos na maior rede do planeta. Não só organizações o vão poder fazer, também utilizadores comuns, que poderão iniciar campanhas de crowdfunding no Facebook, sendo que o dinheiro angariado irá directamente para essas instituições. O Facebook fica com apenas 5% do valor conseguido.

Em Setembro, o Facebook começará a testar as ferramentas de angariação de fundos em cinco países: Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha e Espanha. Esses testes estão agora a ser expandidos para Itália, Polónia, Holanda, Bélgica, Suécia, Portugal, Dinamarca, Áustria, Finlândia e Luxemburgo. O Facebook convida as organizações sem fins lucrativos baseadas nestes países a inscreverem-se para serem as primeiras a utilizar os novos recursos.

Além da possibilidade de criar campanhas de angariações de fundos, o Facebook está a dar a possibilidade às organizações sem fins lucrativos de colocar um botão “Doar” no topo da sua página na rede social. Outra forma de angariar dinheiro será através do Facebook Live: a organização faz um directo e, durante a transmissão (ou mesmo depois), os espectadores podem fazer donativos enquanto assistem.

“Na Giving Tuesday, em 2016, 6,79 milhões de dólares foram angariados para mais de 9 mil causas sem fins lucrativos. A USA Red Nose Day angariou recentemente mais de 500 mil dólares através de publicações e do Facebook Live, este último em conjunto com um especial de transmissão na NBC”, lê-se em comunicado. O Facebook deixa outro exemplo, o do concerto solidário de Ariana Grande para homenagear as vítimas do ataque terrorista em Manchester: mais de 22 mil pessoas utilizaram o botão doar no Facebook Live para angariar mais de 450 mil dólares.

Para mais detalhes sobre estas novidades, podes consultar o site donations.fb.com.

Previous A luz de Lisboa na apresentação dos novos iPhones
Next O Shifter e a Mishmash têm uma bonita prenda para ti