SnapCity: uma app para ajudares turistas e ganhares dinheiro

Uma ideia portuguesa, nascida na casa Startup Lisboa.

Quando visitas uma cidade nova, sabes o quão difícil é desvendar os segredos que não aparecem nos roteiros turísticos. Por isso é que, muitas vezes, a melhor forma de descobrir uma cidade é com um local desconhecido ou um amigo que já lá reside há algum tempo.

É certo que o Google, o TripAdvisor, a blogosfera e a internet em geral podem dar uma ajuda preciosa neste campo, mas para o André Dias e o Manuel Figueiredo havia uma oportunidade ainda por explorar. Por isso, criaram a SnapCity, uma aplicação que permite aos turistas obter ajuda e aos locais ganhar dinheiro. Os primeiros deixam questões na app. Os segundos recebem essas dúvidas numa interface que faz lembrar a do Tinder – podem dizer às quais querem responder e rejeitar as outras. Se existir um “match” (isto é, se o turista também escolher aquele local), é aberto um chat no qual os dois podem ajudar-se.

O turista pode usar o chat online para conversar. No final, pode definir se quer dar uma gorjeta ou não ao local (até 50 euros), consoante a sua satisfação pelas dicas recebidas. É ainda pedida uma classificação de 1 a 5 estrelas, critério que permitirá uma melhor triagem na escolha dos locais. “O que visitar? Bons restaurantes? Bairros a evitar? Praias escondidas? Segredos da cidade? Estas e muitas outras dúvidas ficarão esclarecidas com a SnapCity, permitindo que os Turistas vivam a cidade de uma forma mais autêntica e genuína”, refere André Dias num comunicado de imprensa.

A SnapCity nasceu das mãos de André Dias e Manuel Figueiredo – lê-se na mesma nota –, após o primeiro regressar de uma viagem pela Ásia onde percebeu que falar online com locais das cidades era uma forma simples e eficaz de descobrir os melhores sítios para visitar. Para o desenvolvimento técnico da app, entraram ainda Jorge Veiga, João André e Miguel Amaral.

A SnapCity – descrita como uma “app que facilita o contacto virtual entre os turistas e os locais, através da forma mais simples possível: um chat online”já está disponível para Android nas cidades de Lisboa e no Porto, com previsão de ser lançada em Roma, Paris e Madrid até ao final de 2017. Nos primeiros 10 dias de vida, a SnapCity contou com mais de 2 500 downloads e terá ajudado cerca de uma centena de turistas.

Previous Comprar uma cidade para a transformar no Paraíso da Erva
Next #PRO-TIP: como partilhar audio de forma fixe nas redes sociais