A RTP a falar da internet em 1997 é um óptimo regresso ao passado

Um tesourinho dos arquivos da estação pública.

Quando em 1997 se falava sobre internet, era com um certo cuidado. A tecnologia tinha poucos anos e estava ainda longe de ser utilizada por praticamente toda a gente, a qualquer hora e em qualquer lugar, com hoje em dia. Se havia quem defendesse a internet com unhas e dentes, havia também aqueles que olhavam para com algum desdém e desconfiança para este mundo novo.

Foi há mais ou menos 20 anos que Manuela Sousa Rama se sentou com o historiador Rui Guedes, já falecido, e ainda Paulo Moiçó, um programador informático, para esmiuçar e desmitificar a internet – “a mais inteligente utilização criada para a invenção do senhor Bell”, como coloca Manuela logo no início do programa, Canal Aberto.

Ouvir agora em 2017 como em 1997 se abordava a internet dá-nos uma perspectiva deliciosa do avanço tecnológico que sofremos em tão pouco tempo – apenas duas décadas, passaram-se apenas 20 anos. Nesta emissão de Canal Aberto, que se realizou em Janeiro de 1997, temos direito ainda a um pequeno tutorial de como aceder à grande rede – um tutorial naturalmente desactualizado, dado que agora basta ligar o botão do wi-fi.

Previous Estás no Bons Sons? Participa na nossa reportagem comunitária
Next Natural Cycles: como funciona o algoritmo da fertilidade?