LG V30: uma câmara fotográfica com telemóvel

Telemóvel de 6 polegadas tem especificações de topo e deverá custar cerca de 900 euros.

No que toca a equipamentos de grandes dimensões, a Samsung tem o Note, a Huawei o Mate e a LG o V. O sucessor do LG V20 chama-se V30 e foi apresentado esta quinta-feira na IFA, em Berlim. É um smartphone grande, que tem na câmara traseira o seu ponto forte.

São 6 polegadas de ecrã OLED, embrulhados numa estrutura de vidro e alumínio. O visor mantém a resolução 18:9 do LG G6 e vai quase de uma ponta à outra da parte frontal do telemóvel – uma tendência de design que tem vindo a afirmar-se este ano. Com uma espessura de 7,3 mm, o LG V30 é 3 mm mais estreito que o seu antecessor – é também mais pequeno (menos 8 mm) e pesa apenas 158 g, o que o torna um dos smartphones mais leves na categoria de 6 ou mais polegadas, de acordo com a LG.

Na parte traseira, o V30 tem uma câmara dupla – uma lente “normal” e uma grande angular. A “normal” tem 16 megapixels e f/1.6 de abertura, a melhor abertura num smartphone até ao momento e que, na prática, deverá produzir melhores imagens à noite. Já a lente grande angular tem 13 megapixels e permite captar fotos com 120º, com menos distorção que o V20. As duas lentes trabalham em conjunto e a LG promete cores mais precisas e imagens mais claras.

Uma parte da capacidade fotográfica do V30 reside no software, através de modos avançados quer para foto, quer para vídeo. Os Cine Effects são 15 pré-definições que os utilizadores podem aplicar na câmara antes de começar a filmar, dando aos seus vídeos um aspecto de comédia romântica, de blockbuster de Verão ou de filme clássico. Outra possibilidade da câmara do V30 é aquilo a que a LG chama de Point Zoom: clicando em algo num frame é possível fazer um zoom suave nesse objecto. Através do LG Cine Log, é possível a gravação de vídeos com acesso a mais definições de controlo da imagem em pós-produção. À semelhança do V20, o V30 consegue captar audio sem perdas e sem distorções, mesmo em ambientes barulhentos. Na fotografia, também estão disponíveis algumas pré-definições, como balanço de branco, velocidade do obturador, abertura e ISO, que podem ser aplicadas às imagens para melhores resultados.

De resto, o LG V30 tem um processador Snapdragon 835, 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento (expansíveis por microSD), bateria de 3300 mAh (com carregamento rápido e sem fios), ecrã sempre ligado (com as horas e atalho para ferramentas rápidas), reconhecimento facial e de voz para desbloqueio, resistência a poeiras e água (até 1,5 metros de profundidade durante 30 minutos), Android 7 Nougat e Google Assistant.

O preço ainda não é conhecido, mas deverá rondar os 900 euros. O LG V30 vai ser lançado primeiro na Coreia do Sul, só depois chegará aos mercados-chave, da América do Norte ao Médio Oriente, da Europa a África. Até Novembro deverá estar disponível em Portugal. Serão quatro as cores do equipamento – Aurora Black, Cloud Silver, Moroccan Blue e Lavender Violete – mas nem todas poderão chegar ao nosso país.