Vem aí um redesign do Facebook

Talvez a maior uniformização gráfica da maior rede social do planeta.

Ainda não é desta que a cor do Facebook vai mudar, mas o design sim. A rede social anunciou um novo aspecto que, em breve, estará disponível nas suas aplicações móveis e no site desktop. As principais mudanças vão ser sentidas no News Feed, uma das partes principais de todo o Facebook.

“No final do ano passado, começámos a explorar como podíamos tornar o News Feed mais legível, conversacional e mais fácil de navegar. Como é fácil imaginar, desenhar para uma comunidade que conecta dois mil milhões de pessoas pode criar alguns desafios”, escreveu Ryan Freitas, director de design do Facebook, numa publicação no Medium.

O Facebook percebeu que os utilizadores sentem que o News Feed é “ruidoso e difícil de navegar” e que “pequenas mudanças, como mais alguns pixels de padding ou diferenças na tonalidade de um botão, podem ter repercussões amplas e inesperadas”, melhorando assim a experiência com o produto e aumentando, claro, o tempo despendido pelos utilizadores.

A equipa de design do Facebook pegou na versão actual da interface e começou a fazer alguns experiências.

“Através de várias rondas de iteração e testes, aprendemos que alguns dos algumas das nossas soluções iniciais de design ajudaram a limpar a interface. Algumas decisões, contudo, como colocar texto em cima de fotos ou remover legendas explícitas de texto, causaram novas preocupações de legibilidade”, explica. A versão final, que está a ser implementada faseadamente por todo o Facebook, inclui fotos de perfil circulares, nova iconografia (para os botões “gostar”, “comentar” e “partilhar”, e não só) e uma caixa de comentários que agora parece um chat.

A navegação entre o News Feed e os posts foi também melhorada. Agora, em vez de as fotos abrirem de uma forma na aplicação e os textos de outra, existe uma interface universal a todo o tipo de publicações. A forma de regressar do post para News Feed também foi uniformizada com um botão de voltar ou um simples swipe.

“Vamos continuar a construir o sistema a partir daqui e nada está ‘feito’ no Facebook”, lembra Ryan Freitas. Apesar de o principal foco ter sido o News Feed, o redesign do Facebook não se esgota neste, existindo novos ícones e uma linguagem mais universal por toda a app. Provavelmente, as alterações serão também implementadas na versão desktop da rede social.

Previous Galaxy Note 8: gigante, até no preço
Next O primeiro documentário oficial sobre The Notorious B.I.G. chega em Setembro

Suggested Posts