Uma web-série com 9 conversas sobre design, 9 doses de inspiração

Uma pequena série produzida pelo Canal180 na Polónia.

Em Abril passado, o Canal180 viajou até à Polónia, assistiu às Element Talks – um evento que explora os bastidores da profissão de design – e regressou com uma incrível série de entrevistas a designers e artistas na bagagem. Ao todo são 9 conversas com alguns dos nomes mais inspiradores do panorama internacional, editadas em 9 pequenos vídeos, que te podem servir como 9 boas doses de inspiração.

Nestes vídeos, que têm 3-5 minutos e que estão disponíveis gratuitamente no canal de YouTube das Element Talks, o trabalho dos designers e artistas entrevistas serve apenas de premissa para se falar de outras coisas importantes que afectam todos nós e que de algum modo estão relacionados com esta actividade profissional.

Tom Biskup

É um designer gráfico auto-ditacta que aprendeu tudo na internet, sediado em Varsóvia, apaixonado pela criação de sinais gráficos e linguagens vivas para comunicação visual. Fala-nos sobre o vício da tecnologia, os diferentes que as palavras podem ter no mundo real e no digital e a sua concepção de felicidade.

Mike Monteiro

É co-fundador e director de design da Mule Design, uma voz activa e inspiradora sobre o papel político do design. É esse o tema que traz para conversa repetindo a ideia de que foram os designers que ajudaram a destruir o mundo e que todos temos o papel de o re-construir. Porque nem tudo pode ser just another job.

The nuSchool

Ran Segall e Lior Frenkel são geeks auto-didatas. Co-fundaram a The nuSchool, cujo objectivo é tornar o mundo um espaço melhor para freelancers criativos, especialmente designers. Falam de um assunto tabu… o dinheiro e sobre como essa questão é fundamental no mundo do freelancing. 

Erik Kessels

Um artista, designer e curador holandês com um interesse grande por fotografia. Fundador da conceituada agência de comunicação Kesselkramer, responsável por projectos com o city branding I AMSTERDAM. Fala-nos da relação entre a criatividade e a perfeição, do consumo contemporâneo de imagens e da necessidade de nos perdermos para encontrar novas coisas.

Michał Chojecki

Um artista polaco e co-fundador da Oficyna Peryferie. Uma voz sensata no meio do caos do atelier onde se dedica à impressão que fala sobre como se sobrevive no mundo da arte e da impressão. Mais um auto-ditacto criado pela internet, pelos livros e pela prática.

Adrian Shaughnessy

Um designer gráfico auto-didata, publisher e co-fundador do grupo de design Intro. Traz os livros para a conversa e como vivemos, na sua perspectiva, óptimos tempos para a sua publicação. Conta ainda como fez da frustração contra os publishers tradicionais a sua motivação.

Jean Baptiste Levee

Especialista em tipografia, vive em Paris. É director de uma empresa de criação de tipografia e professor. Como não podia deixar de ser, fala sobre tipografia e o seu papel no mundo, bem como do impacto do digital nesta relação.

Leta Sobierajski

É uma designer e directora de arte independente, residente em Nova Iorque. Gere a meias com o marido que conheceu num site de dating, Wade Jeffree, o seu próprio estúdio donde já saíram ideias que invadiram a internet, como a série de auto-retratos em casal Compliments.  Uma conversa optimista sobre como as coisas podem funcionar na gestão da vida pessoal e profissional e como se podem cruzar.

Olga e Paula

São as co-fundadorea das Element Talks – contam-nos como o seu projecto de licenciatura ganhou dimensão e porque criaram esta conferência.