Boletim Tecnológico – 7 de Agosto

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Google vai atrás do Snapchat

A Google pode estar a trabalhar num novo formato para publicações, baseado na sua tecnologia de optimização mobile AMP e semelhante ao “Discover” do Snapchat. A funcionalidade é avançada pelo Wall Street Journal e deverá chamar-se “Stamp” – ou seja, “St” de “Stories” + AMP. A novidade poderá ser anunciada na próxima semana e deverá ter como parceiros iniciais publicações com a Vox, a CNN e o Washington Post, entre outros. O Wall Street Journal descreve o produto como slideshows de texto, fotos e vídeos, nos quais podemos navegar com swipes. A notícia surge na mesma altura em que se soube que a Google terá tentado comprar o Snapchat por 30 mil milhões de dólares no ano passado.

Ler mais: Wall Street Journal

YouTube Red e Google Play Music, um só

Actualmente, a oferta de streaming da Google divide-se em dois: o YouTube Red, por um lado; o Google Play Music, por outro. Mas os planos da empresa passam por unificar estes dois serviços, de acordo com Lyor Cohen, director de música do YouTube. A Google não revelou datas sobre quando pode isto acontecer, mas prometeu avisar os utilizadores actuais com antecedência. De notar que o YouTube Red e o Google Play Music já estão ligados entre si, uma vez que a subscrição de um inclui a subscrição do outro.

Ler mais: The Verge

Mil milhões todos os dias no WhatsApp

Mais de mil milhões de pessoas usam todos os dias o Facebook. Um número parecido de utilizadores ligam-se diariamente ao WhatsApp. O serviço de mensagens encriptadas anunciou a meta dos mil milhões no final de Julho, juntamente com mais alguns dados: 1,3 mil milhões usam o WhatsApp mensalmente, partilhando através dele 55 mil milhões de mensagens por dia. Relativamente a conteúdo multimédia, o WhatsApp tem um tráfego diário de 4,5 mil milhões de fotos e de mil milhões de vídeos.

Ler mais: WhatsApp Blog

Vem aí o USB 3.2

O lançamento do USB-C não seria decididamente o último desenvolvimento desta tecnologia. O consórcio que lidera o desenvolvimento do standard USB anunciou a versão 3.2 e a principal novidade é a duplicação da capacidade de transferência de informação. Actualmente o USB 3.1 permite velocidades de 10 Gbps mas a nova norma aumentará o nível para 20 Gbps. Estará disponível em cabos USB-C, que são reversíveis – isto é, podem ser ligados de qualquer lado aos equipamentos. O USB 3.2 pode demorar até 18 meses a chegar ao mercado de consumo.

Ler mais: Cnet

Google Assistant, agora em português do Brasil

A Google já tinha prometido novas línguas para o seu assistente digital, o Google Assistant, incluindo o português do Brasil, mas só agora elas parecem estar a ser lançadas. Utilizadores brasileiros do Android começaram a notar que o Google Assistant já fala a sua língua; de acordo com o site AndroidPit, o Assistant em português deverá ser anunciado em Setembro. O assistante pessoal da Google está disponível em vários dispositivos, incluindo na coluna Google Home, na app de mensagens Google Allo e em smartphones com as versões mais recentes do Android e no iPhone/iPad.

Ler mais: AndroidPit

Previous Os desportos do futuro estão aí
Next O ano do Bráulio Amado deu um livro… incrível!