Chegou o Model 3, da Tesla para um mercado mais acessível

A primeira unidade está produzida e entregue – como não podia deixar de ser – a Elon Musk, CEO e co-fundador da empresa norte-americana.

O aguardado novo modelo da Tesla chegou: o Model 3 custa 35 mil dólares e surge numa versão única completamente preto. A primeira unidade está produzida e entregue – como não podia deixar de ser – a Elon Musk, CEO e co-fundador da empresa norte-americana.

Foi aliás Musk o primeiro a revelar os pormenores sobre a produção do Model 3 e as respectivas fotografias do automóvel. A linha de produção do modelo anunciado em Março de 2016 está finalmente operacional e pronta a arrancar, os primeiros carros deverão chegar ao mercado a 28 de Julho, caso se cumpra o calendário estabelecido por Musk.

O anúncio está a causar uma grande agitação perante os seguidores da marca visto que este modelo, já há muito anunciado, é o mais barato lançado até agora pela marca. Espera-se que o Model 3 possa ser o verdadeiro gamechanger e a peça que faltava à Tesla para transformar a sua notoriedade em quota de mercado. Com uma criatividade e inovação amplamente reconhecidas falta a Tesla comprovar a sua capacidade de produzir e expedir os veículos em tempo e quantidade, sem comprometer a qualidade.

A produção do Model 3 é a prova de como existem capacidades por afinar. Durante o primeiro mês deverá servir para produzir apenas 30 automóveis para o lançamento, aumentando a produção para 100 no mês de Agosto, 1500 em Setembro e assim sucessivamente até, caso tudo corra como previsto, a produção seja de 20 mil automóveis por mês a partir de Dezembro deste ano. Apesar de parecer normal ou um desafio simples, importante notar que o esforço a que a Tesla agora se sujeita implica que duplique a sua capacidade de produção em apenas seis meses, numa altura em que Musk continua a braços com vários outros projectos.

Espera-se que o Model 3 tenha uma autonomia até sensivelmente 340km e um aspecto semelhante ao anterior Model S. Segundos dados revelados na imprensa já terão sido feitas mais de 325 mil reservas deste modelo que ainda agora começou a sair da fábrica.

 

Entretanto, novas imagens reveladas no dia 29 de Julho mostram os primeiros pormenores do interior do carro:

Previous O teu percurso alternativo para o Super Bock Super Rock
Next Snap Map: uma das melhores ideias tecnológicas dos últimos meses