BBC quer ligar-te à Natureza para seres feliz

A Natureza faz-nos felizes. Se nós não vamos até à Natureza, o Real Happiness Project da BBC Earth trá-la até nós.

Às vezes parece que as cidades em que vivemos e a tecnologia que nos rodeia isola-nos numa espécie de redoma artificial – ficamos mais próximos dos nossos semelhantes humanos, mas mais afastados da Natureza e das outras espécies. É como se estivéssemos a formar um mundo só nosso, com regras próprias, dentro de um outro mundo regido pelas leis naturais. Mas, nesta bolha que podemos ter criado na Terra, o que todos procuramos é sobretudo uma coisa: felicidade.

Real Happiness Project

Um estudo da BBC Earth em parceria com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, foi o ponto de partida para um projecto editorial com o carimbo da estação britânica. Intitulado Real Happiness Project, a BBC Earth quer ajudar-nos a encontrar a felicidade real melhorando a nossa ligação ao mundo natural.

A pesquisa, conduzida por Dacher Keltner, especialista em ciência emocional da Universidade da Califórnia, concluiu que ver documentários ou imagens sobre Natureza pode ter um impacto no nosso humor e bem-estar.

O estudo confirmou que mesmo a mais pequena interacção com esse tipo de programação leva a aumentos significativos nas emoções positivas, como o contentamento e a alegria, e a reduções substanciais nas negativas, como o medo, a ansiedade e o cansaço. A investigação teve por base uma amostra quantitativa de mais de 7500 pessoas de Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Índia, Áfria do Sul e Austrália, e uma análise de mais de 150 estudos científicos já publicados sobre a relação entre a Natureza e a felicidade humana.

Foi ainda analisada a reacção facial dos participantes a diferentes tipos de vídeos, incluindo imagens da Natureza, cenas retiradas de séries televisivas e notícias. Podes ler mais sobre este estudo no artigo científico.

O Real Happiness Project foi lançado a propósito da lançamento de Planet Earth II, a série documental que serve de continuação a Planet Earth, que “há uma década” – recorda a BBC Earth num comunicado – “inspirou um número sem precedentes de pessoas por todo o mundo a conectar-se com a Natureza”Planet Earth II estreou no Reino Unido em Novembro do ano passado e chegou aos Estados Unidos no início de 2017.

Happybot: um chatbot para te por feliz

Em Março, foi lançado o Happybot, um chatbot no Messenger que, depois de uma pequena conversa contigo em que te pergunta a tua localização, o teu estado de humor e as tuas preferência relativamente a animais, te oferece um vídeo personalizado de 45 segundos de Natureza. No final, o Happybot vai querer saber novamente o teu estado de humor e sugerir-te uma espécie de “subscrição de felicidade” – todos os dias ou uma vez por semana, à hora que definires, este chatbot vai ter um novo vídeo para te alegrar. Podes experimentar o Happybot em m.me/bbcearth.

Horas e horas de Natureza no YouTube

Mais recentemente, também no âmbito do Real Happiness Project, a BBC Earth tem vindo a carregar no YouTube horas e horas de Natureza. São, para já, quatro vídeos de 10 horas cada com imagens e sons naturais – conteúdos captados durante as gravações de Planet Earth II.

Tens, por exemplo, sons de montanha:

E sons de ilha:

E ainda sons da selva:

Mais – sons de deserto:

Bons vídeos para relaxarmos, bom para sermos felizes! Podes acompanhar o restante Real Happiness Project no seu cantinho cibernético: realhappinessproject.bbcearth.com.