Nintendo Showroom: as novidades da E3 chegam a Portugal

'Super Mario Odyssey' lidera as expectativas dos próximos lançamentos da Nintendo.

novidades nintendo showroom portugal

A Nintendo Showroom Ibérica trouxe a Lisboa os próximos lançamentos das várias consolas da produtora japonesa. Na sede da Nintendo Portugal, nos dias 3 e 4 de Julho, a imprensa nacional teve a oportunidade de ver de perto todas as novidades da marca apresentadas numa das maiores exposições de videojogos à escala mundial, a E3 (Electronic Entertainment Expo), em Los Angeles. 

Face aos custos de deslocação entre Portugal e Los Angeles, terra da exposição E3, a Nintendo abre as portas à imprensa portuguesa e mostra os cantos da casa, todos eles repletos das mais recentes consolas e videojogos em fase de produção da empresa de entretenimento nipónica. Super Mario esteve em destaque com três títulos, mas a apresentação com o representante da Nintendo Europa revelou pormenores de outros lançamentos: Xenoblade Chronicles 2, uma nova aventura de Yoshi, ainda sem nome definido, e Metroid: Samus Returns. Entre risos e piadas espontâneas, o executivo mostrou alguns minutos dos três jogos esperados no próximo ano e meio.

Xenoblade Chronicles 2 e Yoshi

Xenoblade Chronicles 2 é um RPG tático que dá continuação ao sucesso do seu título anterior. Num estilo anime e open-world, a aventura de Rex e Pyra passa-se mais uma vez no mundo das nuvens, nas costas dos gigantes Titãs, desta feita em busca do paraíso da civilização humana. Tem lançamento esperado para a Switch no final do ano.

Yoshi apareceu pela primeira vez em 1990, com Super Mario World, e desde então que nunca mais saiu dos planos da Nintendo. Após Yoshi’s Woolly World, o companheiro de Mario salta da lã para o papelão. Com o seu estilo colorido, as próximas peripécias do dinossauro passam por um mundo feito de cartão e fita-cola. Um platforming essencialmente 2D que passa a conhecer algumas alternâncias com as 3 dimensões no próximo jogo que, ainda numa fase precoce de criação e sem nome definido, é esperado para a Switch somente no ano de 2018. Very cute all around (“Sempre muito fofo”), frisa o representante da Nintendo Europa por várias vezes ao longo da demonstração.

Metroid: Samus Returns e um novo RPG de Super Mario

Metroid: Samus Returns revela por si só o sentido do jogo. Não foge ao universo da saga espacial e é uma reedicção de Metroid 2, de 1991. “I played this game as a kid” (“Joguei este jogo em criança”), recorda o apresentador em alusão ao título original. Os 20 minutos de demonstração do jogo permitiram ver o clássico platforming de um dos franchises de maior sucesso da marca. Além de gráficos melhorados, traz inovações, mostrando um maior foco na acção e táctica de sobrevivência. A par do jogo, foram anunciadas ainda duas novas figuras Amiibo da série. O regresso da heroína está predefinido para as consolas portáteis da Nintendo (3DS e 2DS) para 15 de Setembro. 

Para as consolas portáteis, além de Metroid: Samus Returns, a exposição também contou com a demonstração de Mario&Luigi: Superstar Saga + Bowser’s Minions. O novo RPG de Super Mario consiste numa reedição do título homónimo de 2003, para a GameBoy Advance, além de apresentar uma visão totalmente nova: numa história paralela à acção principal, o jogador vai poder aventurar-se com os típicos inimigos de Mario. Catorze anos depois, o RPG regressa a seis de Outubro.

Uma nova consola Nintendo 2DS XL

A família Nintendo 3DS conhece um novo membro no final deste mês. A nova Nintendo 2DS XL chega às lojas portuguesas no dia 28 e com um design similar ao da 3DS. Além de passar a ser dobrável, vai estar disponível em duas gamas de tons contrastantes: preto e branco.

Nintendo Switch ganha novos títulos

A Nintendo Switch marcou a exposição, principalmente com títulos sonantes, como Super Mario Odyssey, Sonic Forces e FIFA 18. A sala de demonstrações encheu-se de jogadores, sentados, de pé, com um joy-con em cada mão ou um comando mais tradicional.

Super Mario Odyssey roubou o centro das atenções. Num regresso ao open-world, as reminiscências de Super Mario 64 e Super Mario Sunshine são frequentes. Fora do familiar Mushroom Kingdom, Mario tenta resgatar a princesa de um casamento forçado com Bowser.

“Vais por um caminho, mas tens a sensação de que há imensa coisa para descobrir, que há outros sítios a que podes ir”, afirmou o representante da Nintendo Portugal, em alusão ao open-world de Super Mario Odyssey.

A missão do canalizador italiano conta com a ajuda de Cappy, um chapéu “inteligente”, que permite ao herói tomar a forma de objectos inanimados ou mesmo inimigos. Esta inovação no gameplay apresenta uma nova dinâmica nos jogos do franchise de maior sucesso de sempre. Com uns gráficos melhorados e uma jogabilidade fluída e sem restrições, o jogo é um dos principais trunfos da Nintendo para o Natal. 

Sonic Forces, como já foi noticiado pelo Shifter, é uma tentativa de resgate da mascote da SEGA após insucessos recentes, como Sonic Lost World e o spin-off Sonic Boom. Num cenário pós-apocalíptico, o ouriço azul une forças com Classic Sonic para derrotar uma liga de vilões dos principais episódios do franchise. A novidade centra-se num novo estilo de jogo, protagonizado por um herói personalizável. Mais focado em tácticas de combate, não deixa de seguir um ritmo rápido e a clássica plataforma da saga.

A inspiração em Sonic Generations e Sonic Colors está presente não só na jogabilidade, como na evidência de elementos desses títulos, embora esta nova produção da Sonic Team se foque também na criação de conteúdo original. Sonic Forces acelera para as prateleiras das lojas no final de 2017.

Mario+Rabbids: Kingdom Battle é uma combinação inesperada das realidades de Super Mario e Rabbids. O Mushroom Kingdom encontra-se ameaçado por uma milícia de coelhos, mas quatro “rabbids” aliam-se ao italiano mais famoso do mundo para resgatar o reino da princesa Peach. Num cenário colorido, o jogo versa num RPG táctico, baseado no franchise dos roedores. Ainda neste Verão (29 de Agosto), os jogadores vão poder salvar o reino com uma “patinha” dos animais felpudos irreverentes.

Os role-playing games estiveram em peso na demonstração e o Fire Emblem Warriors junta-se à lista. Spin-off da saga primária, é um RPG mais focado na acção e aventura. A cooperação e estratégia estão vincados num campo de batalha ao estilo medieval e sempre com um ritmo frenético. A estante da Switch pode contar com o título a partir do Outono deste ano.

Pokkén Tournament DX e FIFA 18 são produções que dão continuação ao seu modo de jogo habitual. O cenário de combate imersivo do Pokémon regressa com uma jogabilidade similar ao seu antecessor, contando com novas personagens e ambientes variados. Já o franchise futebolístico realiza uma adaptação do jogo à nova consola da Nintendo, sem quaisquer novidades até ao momento. Ambos os títulos são esperados para Setembro de 2017.

“Já é especulado como um dos melhores jogos de Mario de sempre”

Em declarações ao Shifter, Jorge Vieira, responsável pelas relações públicas da Nintendo Portugal, faz um balanço positivo do evento. Realizado todos os anos após a E3, a filial nipónica em Lisboa convida a imprensa a visitar as suas instalações. “O evento é realizado para que a imprensa portuguesa que não teve a oportunidade de ir à E3 possa experimentar os jogos já anunciados e outros novos jogos”, diz Jorge Vieira.

O representante da produtora de videojogos confirmou que a aposta na Nintendo Switch versa na identidade fulcral da marca: o entretenimento com amigos. O investimento no modo multijogador local é uma das máximas da Nintendo e a mais recente consola da família não escapa à regra.

“Não só podes divertir-te em frente à televisão, com Super Mario Odyssey ou FIFA 18, como podes pegar na consola portátil, levá-la contigo e jogar na rua ou no café com os amigos”, aferiu o representante da Nintendo Portugal.

“Já é especulado como um dos melhores jogos de Mario de sempre”, revelou Jorge Vieira. Incapaz de esconder o grande destaque dado ao próximo jogo do canalizador italiano, o representante afirma que “Super Mario Odyssey é o chamariz da demonstração.”

Quanto às expectativas da Nintendo Switch no país, Jorge Vieira afirma que “o principal objectivo é prolongar o buzz” da nova consola. O êxito foi tal que se encontra esgotada nas principais lojas portuguesas, mas o representante confirmou que vai haver reforço do stock em Agosto. Fica ainda a promessa de “lançamentos fortes” todos os meses.

Aqui fica uma galeria com alguns momentos do evento promovido pela Nintendo Portugal: