Uma marcha de zombies contra a apatia

Manifestação aconteceu por ocasião do G20 em Hamburgo.

Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Dois dias antes da reunião do G20 em Hamburgo uma súbita aparição de zombies pelas ruas fez disparar o radar da curiosidade. A caracterização da performance não deixa dúvidas quanto ao teor da manifestação mas as questões surgem, como sempre. Trata-se de uma manifestação/performance do grupo 1000GESTALTEN com o objectivo de criar uma imagem globalmente chocante e que desperte a sociedade para uma participação política mais activa e uma mente mais aberta.

On July 5th, the world will witness a thrilling image for more political participation, for a society where change doesn’t come from above, but from each and every individual. Where the people face up to the challenges of our time and fight united for more solidarity and an open-minded civil society.

Os 1000 GESTALTEN ou, em português, “1000 Figuras” são um colectivo formado em Fevereiro de 2017 especialmente para a performance do dia de hoje. E são, fazendo jus ao nome, mais de 1000 pessoas provenientes de diversas áreas como as artes e a comunicação. Entre os zombies estavam centenas de voluntários que se puderam inscrever no website até há bem pouco tempo. Na fundação deste movimento está a associação cultural Neu am See e.V., que tem promovido iniciativas culturais e de apoio a refugiados nos últimos anos.

O grupo que já tinha feito algumas aparições pontuais pelas ruas de Hamburgo fez hoje aquilo para que se havia preparado e as imagens falam por si, dizendo mais do que possamos tentar traduzir para palavras. Resta-nos esperar que mais se sintam tocados por este apelo.

O culminar da perfomance foi um momento de êxtase encenado em que os zombies se libertaram da morte e voltaram a exprimir a sua animosidade como pessoas criativas e livres.

Já no final do ano passado te falámos de uma manifestação semelhante, na altura levada a cabo por um colectivo brasileiro.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.