Chance The Rapper terá evitado o fim do SoundCloud

No passado dia 6 de Julho, o CEO do SoundCloud emitiu um comunicado em que anunciava o despedimento de 40% da sua equipa.

Soundcloud

No passado dia 6 de julho, o co-fundador e CEO do SoundCloud, Alex Ljun, emitiu um comunicado em que anunciava o despedimento de 40% da sua equipa. Os escritórios de San Francisco e Londres foram encerrados e, ao todo, foram demitidos 173 funcionários da empresa fundada em 2008, com sede em Berlim.

De acordo com a TechCrunch, a empresa só tinha fundos suficientes para continuar operacional até Setembro. Apesar dos responsáveis do Soundcloud negarem esta informação, a internet não ficou indiferente e diversas foram as noticias e manifestações sobre o assunto durante a passada semana, especulando-se que o Soundcloud poderia ter menos de 80 dias de vida.

A notícia surge após um período difícil para o SoundCloud. Depois de entrar em negociações, sem resultado, primeiro com Twitter e, em seguida com Spotify, recorreu a um crédito de 70 milhões de dólares em março deste ano para manter a empresa operacional.

Com 175 milhões de utilizadores, uma das mais famosas plataformas de streaming acusa os profetas da desgraça de criarem demasiado ruído em torno do assunto, anunciando então que o Soundcloud não vai vai encerrar nos próximos 80 dias, nem tão cedo e assegurando aos utilizadores que as suas músicas estão salvaguardadas.

Depois da internet antecipar o fim do Soundcloud, Chance The Rapper através de uma publicação no Twitter afirmou estar a trabalhar para resolver a situação, voltando ao assunto após falar com Alex Ljung, um dia depois, garantindo que a plataforma está mesmo para ficar.

Até o momento, nenhum outro detalhe foi comunicado, mas tudo leva a crer que o rapper poderá ter investido na empresa. A carreira do artista está inevitavelmente associada ao Soundcloud, plataforma onde se cresceu e explodiu de forma independente.

A demonstração de gratidão por parte do artista não vem de agora. A sua mixtape Coloring Cook, lançada em 2016, foi disponibilizada para download gratuito no Soundcloud. Em fevereiro, durante o discurso de vitória nos Grammy’s, fez questão de agradecer à plataforma de streaming pela importância na sua carreira. A confirmar-se será mais uma importante investimento por parte do rapper, depois de em março do ano passado der doado um milhão de dólares a uma escola pública da sua cidade, Chicago.

Após as publicações de Chance The Rapper, o serviço de streaming reafirmou através do Twitter que a música disponível na plataforma não vai terminar, agradecendo à sua comunidade por todo o apoio prestado.

O rapper disponibilizou também em exclusivo uma nova faixa no Soundcloud, com a participação de Young Thug.

Previous O clube de futebol açoriano que foi ao Reddit à procura de patrocínio
Next Europa Sobre Rodas: viagem pelos Balcãs #15