Cuidado com as chamadas que retribuis

O truque é velho e simples: dão-te um ou dois toques e desligam à espera que retornes a chamada.

A táctica não é propriamente nova mas parece que está a voltar a atacar e por isso pareceu-nos por bem deixar-te o aviso para que redobres o cuidado sempre que retribuis uma chamada – especialmente se o número for estranho e tiver o indicativo doutro país. O truque é velho e simples: dão-te um ou dois toques e desligam à espera que retornes a chamada que, sem saberes, te encaminha para uma linha de valor acrescentado.

Uma das primeiras denúncias que vimos do caso surgiu num post na página da NOS, onde um cliente se queixava da falta de resposta da operadora perante o seu alerta para esta tentativa de fraude de que havia sido vítima. Entretanto os casos repetem-se e atingem todas as operadoras – como de resto já assinalavam os comentários a essa publicação.

O remetente das chamadas sinalizadas nem sempre é o mesmo pelo que se torna mais difícil de localizar e bloquear sendo que, até agora, os casos que nos foram reportados apontam para indicativos da Polónia (+48), do Bangladesh (+880) e do Luxemburgo (+352).  O conselho que fica é que pesquises no google o número antes de retornar qualquer chamada, uma vez que vítimas deste esquema tendem a rapidamente reportá-lo online, havendo diversos sites dedicados à causa.

Como mostram os testemunhos que se encontram pela Internet, o truque é velho e o modus operandi mantém-se inalterado. A nossa atenção é que por vezes se torna permeável. Fica o aviso para que tenhas cuidado ao atender e pesquises antes de retornar as chamadas de números que desconheces.

Outros utilizadores reportaram-nos também outro esquema fraudulento semelhante nos últimos dias em que é enviada uma sms com o texto: “Você tem uma nova foto” seguida de um link, também ele nocivo. A mensagem vem de um número com apenas 8 números.

As operadores já foram todas notificadas pelos clientes. Apesar disso não surgiu nenhum esclarecimento nem comunicado público, apenas o conselho para que cada cliente redobre o cuidado.

Previous Descobre o Clitóris com esta divertida animação
Next Hub Criativo do Beato: primeiro para eles, depois para nós também

Suggested Posts