Arcade Fire criaram as suas próprias fake news

Uma campanha de marketing para promover o novo disco, Everything Now, que sai dia 28.

Arcade Fire fake news

Para promover o seu novo álbum, Everything Now, que sai já sexta-feira, dia 28 de Julho, os Arcade Fire criaram várias fake news, desenvolvendo réplicas de alguns dos sites de música e cultura que mais conhecemos.

Fizeram uma paródia à série “Premature Evaluation” (“Avaliação Prematura” em português) do site Stereogum com uma “Premature Premature Evaluation” ao seu novo trabalho, ainda por sair. Num falso Hollywood Reporter, falam de um projecto dispendioso com Terry Gilliam. Já numa versão não real da Billboard, publicaram uma peça na qual defendem os direitos de autor sob o “Millennial Whoop”. Criaram ainda uma notícia falsa no Infowars em que ligam a banda a grupos extremistas.

Todos os sites apresentam um aspecto parecido com os seus homólogos reais, com diferenças subtis no nome (Stereoyum, The Hollywood Reported, Billlboard, Infowarz) e URL, que podiam passar (e passaram) despercebidos aos mais desatentos.

A campanha de marketing das fake news, uma problemática bem actual, terá arrancado em Maio com o lançamento de uma conta de Twitter, pensada para também ela parecer falsa. Tem um logo e um username que, à primeira instância, nos faz suspeitar de que se trata de um bot de spam. Mas @EverythingNowCorp é dos próprios Arcade Fire e tem partilhado desde então pistas sobre Everything Now, incluindo as fake news.

Para a promoção do novo disco, os Arcade Fire não se ficaram pelas fake news. Criaram também uma caixa de cereais e um fidget spinner com USB.

 

O Fidget Spinner com USB, ao contrário do que se pensava, chegou mesmo a estar à venda no site oficial da banda por 109$ mas rapidamente esgotou.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.