10+ apps para o Verão

Um conjunto de sugestões para qualquer tipo de equipamento, Android ou iOS.

É Verão novamente. Calor, férias, praia, festivais… tu sabes. Para aproveitares este tempo bom, sugerimos-te 12 apps – desde utilitários para saberes a meteorologia ou a situação das marés a recursos para iniciares uma vida menos sedentária e mais feliz.

1 – Weather Channel

Se queres saber se estar muito calor ou se vai chover, o Weather Channel é uma das melhores opções que tens disponíveis. No iPhone, tens  a informação do Weather Channel na aplicação nativa de meteorologia e, por isso, não precisas de instalar outra app a não ser que queiras relatórios mais completos. No Android, podes descarregar a aplicação oficial do serviço – nela encontrarás o tempo que vai fazer hoje e nos dias seguintes, detalhado por hora; dados sobre vento, humidade e pressão também estão disponíveis.

Play Store / App Store

(Como alternativas, podes experimentar: Gismeteo)

2 – Strava

Para quem gosta de actividades ao ar livre, o Strava é uma aplicação essencial. Aqui podes registar todas as tuas caminhadas e pedaladas, e acompanhar num feed a actividade física dos teus amigos. O Strava dá-te estatísticas-chave como distância, ritmo, velocidade, elevação ganha e calorias queimadas, bem como um mapa interativo da tua actividade. Podes partilhar fotos dos trajectos que fazes a correr ou de bicicleta na app e integrar o Strava com as tuas redes sociais de eleição (Facebook, Twitter e Instagram). Outra parte positiva do Strava é que funciona com boa parte dos relógios desportivos GPS.

Play Store / App Store

(Como alternativas, podes experimentar: Runkeeper, Nike RunCyclemeterEndomondo)

3 – 7 Minutes Workout

Se preferes ficar em casa, experimenta o 7 Minutes Workout. Esta aplicação promete ajudar-te a manter a forma e a melhorar a função cardiovascular com apenas 7 minutos diários de exercício físico, em qualquer lugar (só precisas de uma cadeira e uma parede).

Play Store / App Store

(Como alternativas, podes experimentar: outras apps com nome semelhante, disponíveis nas lojas)

4 – Viral Agenda

Estás numa cidade nova (ou mesma na tua) e queres saber que eventos existem à tua volta? O Viral Agenda é um guia de eventos que tem tudo e mais alguma coisa: exposições de arte, concertos, festivais de literatura, festas de dança, conferências, mercados e feiras, actividades desportivas… Podes seguir artistas e promotores para estares sempre a par dos seus eventos. O Viral Agenda tem evento de norte a sul do país.

Play Store / App Store

5 – Citymapper

Há dois tipos de utilizadores dos transportes públicos: os que saem do transporte e sabem orientar-se nas estações; e os que andam de nariz empinado a tentar saber como trocar de linha ou para que saída ir. Somos geralmente este tipo de pessoas se estamos numa cidade nova, mas felizmente existem apps como o Citymapper que nos podem dar uma ajuda. Disponível em várias cidades, incluindo Lisboa, o Citymapper indica-nos a melhor forma de ir de A a B utilizando os transportes públicos: metro, autocarro, comboio, eléctrico, barco, táxi… Podes guardar os percursos que mais utilizas, consultar os horários das carreiras e também partilhar o trajecto em tempo real com os amigos, para que eles saibam exactamente onde estás e se vais chegar atrasado.

Play Store / App Store

6 – BlaBlaCar

Certo que existem os grupos de boleias do Facebook, mas existe uma forma mais “profissional” para partilhares uma viagem com alguém que vai para o mesmo sítio. O BlaBlaCar tem uma comunidade por todo o mundo. Depois de instalares a app e de fazeres o registo, podes escolher entre publicar uma viagem que vais fazer ou procurar uma boleia. Neste último caso, inseres o local de partida e o de destino e tens imediatamente uma lista de pessoas que vão fazer esse trajecto nos próximos dias – com preços e detalhes sobre o carro e condutor (incluindo a avaliação de 1-5 estrelas que ele tem na plataforma).

Play Store / App Store

7 – Google Trips

Imagina uma app que guarda o teu bilhete de avião, as informações sobre o hotel e a tua reserva de veículo quando vais de viagem. Imagina ainda que essa aplicação te permite traçar um itinerário do que vais visitar em cada dia e sugerir-te pontos de interesse. Tudo sem wi-fi ou gastar dados móveis. O Google Trips é uma nova app da Google para Android e iOS que tem tudo aquilo de que precisas em viagem: voos, alojamentos e outro tipo de reservas.

Play Store / App Store

8 – Happn

Provavelmente conheces o Tinder, agora apresentamos-te o Happn. Esta aplicação tem tudo a ver com encontros amorosos mas, em vez de fazeres swipe a pessoas que te aparecem mais ou menos aleatoriamente num feed, no Happn vês com quem te cruzaste na rua e, se estiveres interessado, podes fazer-lhe um gosto. A outra pessoa não saberá de nada a não ser que também te faça um gosto; nesse caso, poderás começar a falar com ela. Ao contrário do Tinder, o Happn obriga-te a sair de casa; e quantas mais pessoas usarem a aplicação, melhor ela funcionará.

Play Store / App Store

9 – Feedly

Usar as redes sociais para seguir notícias pode não ser a melhor ideia, pois podes ficar preso na bolha mediática – o que vês nos feeds são geralmente os assuntos mais populares, partilhados pelos teus amigos, e muitas temáticas acabam por ficar de fora. O Feedly permite-te organizar e ler conteúdos dos sites e blogues que te interessam – os feeds são apresentados por ordem cronológica, sem algoritmos a definir o que é mais importante/interessante.

Play Store / App Store

(Como alternativas, podes experimentar: Digg)

10 – Pocket Casts

Mais tempo livre pode também significar mais oportunidades para ouvir ou explorar podcasts. E se procuras uma solução universal (isto é, que está disponível tanto para Android como para iOS), o Pocket Casts pode ser a melhor escolha. Com esta app, podes assinar qualquer podcast, incluindo os da loja iTunes, e sincronizá-los entre todos os dispositivos que tens, mesmo que tenham um sistema operativo diferente. Existe também uma versão web do Pocket Casts, que podes usar no browser do teu computador.

Play Store / App Store

(Como alternativas, podes experimentar: Overcast)

11 –Mindfulness App

No meio de tanta informação ou viagem, descansar a mente é importante. O Mindfulness é uma das muitas apps disponíveis com a promessa de te auxiliar na meditação. A aplicação oferece-te exercícios e sessões variadas, com durações diferentes, que ajudam a libertar a cabeça para que possas começar da melhor forma um novo dia. Uma das principais vantagens de usar uma app para meditar é poderes registar o teu progresso ao longo do tempo. O Mindfulness é gratuito mas alguns conteúdos e funcionalidades exigem uma subscrição dentro da app.

Play Store / App Store

(Como alternativas, podes experimentar: HeadspaceSmiling Minds, Calm)

12 – Splitwise

Verão é muitas vezes sinónimo de fazer contas com os amigos e o Splitwise pode dar-te uma ajuda preciosa neste campo. Com esta app, consegues saber quem te deve dinheiro e o que deves às outras pessoas. Útil em viagens de grupo, durante as quais muitas vezes há um amigo que paga a gasolina e as compras. Com o Splitwise, registas todos os gastos e podes facilmente fazer a divisão das despesas. No final, terão de te dar o dinheiro em mão pois pelo Splitwise não dá para fazer pagamentos.

Play Store / App Store

Ilustração de: Ricardo Santos/Shifter

Previous Uma viagem alucinante pelo multiverso de Rick and Morty
Next Shepard Fairey, criador do mítico “Obey”, expõe em Lisboa

Suggested Posts