Acervo da Escola Bauhaus disponível de graça para download

Tudo sobre a instituição que revolucionou o design.

É considerada a primeira escola de Design do mundo. Formada por um grupo eclético de artistas industriais, engenheiros, arquitectos, pintores, artesãos e designers, a Escola de Bauhaus foi como um centro de apresentação das novas tendências artísticas modernas, de onde se destacaram Wassily Kandinsky e Paul Klee, que chegaram a ser lá professores.

Fundada em 1919 pelo arquitecto Walter Gropius, em Weimar, na Alemanha, unificou disciplinas como a arquitectura, a escultura, a pintura e o desenho industrial. Revolucionou o design moderno com o uso de formas e linhas simplificadas, definidas em função do objecto – um visual “clean”, tão actual e presente e no design de marcas como, por exemplo, a Apple. Antes de ser fechada por Adolf Hitler em 1933, a escola teve três fases, marcadas por directores, sedes e caminhos distintos, que acabaram por influenciar a corrente.

História à parte, se gostas de arte e de todas as suas ramificações e privilegias a funcionalidade e a forma à estética (“A FUNÇÃO É FUNDAMENTAL”), em primeiro és bauhausista, em segundo tens à tua disposição todo o acervo da Biblioteca Kandinsky, que disponibilizou o material (em alemão, mas ainda assim…). Podes conferi-lo aqui ou aqui.