Como era e como é: o wallpaper mais famoso de sempre 20 anos depois

Foi visto por milhões de pessoas de todo o mundo nos seus computadores Windows XP.

wallpaper Windows XP 20 anos depois

Muitas pessoas – mesmo – viram esta fotografia. O verde aguerrido do monte, o azul vincado do céu e as nuvens brancas foram paisagem em milhões de computadores pelo mundo fora, graças ao Windows XP. Mas… onde foi tirada? Quem fotografou? É real?

Não sabemos se já fizeste estas perguntas. Nós, no Shifter, fizemo-las enquanto produzíamos um artigo. Queríamos uma cópia do wallpaper mais famoso de sempre e tropeçámos numa thread do Reddit. E a partir daí, foi só fazer scroll, clicar em links e, claro, fazer mais alguma pesquisa complementar.

Ora, a foto chama-se “Bliss” e é da autoria do fotógrafo norte-americano Charles O’Rear. Foi tirada em Janeiro de 1996 a norte de São Francisco, na Califórnia, numa altura em que a chuva do Inverno já tinha dado cor e contraste à paisagem. Como habitual à sexta-feira, Charles ia de carro para casa da namorada, levando consigo a sua Mamiya RZ67, uma câmara analógica – ele sabia que o disparo perfeito podia acontecer a qualquer momento e queria estar precavido.

Charles O’Rear disponibilizou a fotografia num banco de imagens, o Corbis, e, mais tarde, foi contactado pela Microsoft, que queria fazer dela o wallpaper pré-definido do Windows XP. A empresa procurava uma imagem que transmitisse alguma calma e tranquilidade. “Bliss” apareceu em todos os computadores que instalassem o sistema operativo, lançado em 2001 e que se tornou um dos mais populares (e icónicos) de sempre.

O braço holandês da Microsoft disponibilizou, em 2014, uma curta entrevista a Charles O’Rear, na qual o fotógrafo, que colaborou, por exemplo, com a National Geographic, detalha um pouco melhor a história.

Quanto ao local da foto, podes visitá-lo hoje mesmo através do Google Street View. As imagens disponibilizadas pela ferramenta são de Janeiro de 2017, por isso, bastante actuais. Vais imediatamente notar que a paisagem está diferente: hoje o monte é ocupado por uma vinha. Podes chegar ao sítio por este link ou pelas coordenadas GPS: 38.248966, -122.410269.

Caso estejas em modo saudosista e queiras reviver o Windows XP, podes descarregar uma versão de alta resolução do “Bliss” aqui. Afinal de contas, esta é uma imagem que marcou uma geração de computadores e uma geração de pessoas.

Previous Um guia essencial para descobrir Portugal de bicicleta
Next OnePlus 5: um pequeno upgrade ao “flagship killer”

Suggested Posts