A arquitectura do Porto, mais uma vez de portas abertas

O Open House Porto 2017 decorre no fim-de-semana de 1 e 2 de Julho.

Dia 1 e 2 de Julho, as previsões meteorológicas indicam sol e algum calor (mas não muito) e convidam quem está pelo Porto a descobrir a arquitectura da cidade e arredores. É mais uma edição do Open House Porto, a terceira.

Um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitectónico das três cidades. O roteiro incluí 60 pontos de interesse, mais nove do que o da edição anterior.

Organizado e produzido pela Casa da Arquitectura, o Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitectos Paula Santos e Ivo Poças Martins, que desenvolveram o roteiro deste ano privilegiando lugares “que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem”. A Trienal de Arquitectura de Lisboa, co-produtora nas duas primeiras edições ficará, a partir desta edição, associada ao evento enquanto parceira institucional.

A Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, o Terminal de Cruzeiro de Leixões (o mais procurado na edição de 2016), as primeiras quatro casas assinadas por Siza Vieira em Matosinhos, a Casa de Serralves, a Casa da Música, o Estádio do Dragão, o Palácio do Bolhão, o Teatro Nacional São João e o Mosteiro da Serra do Pilar são alguns dos pontos já habituais deste Open House Porto e poderão ser descobertos em visitas orientadas e comentadas (em alguns casos pelos próprios arquitectos).

As novidades no roteiro são nove, incluindo o Hospital Conde Ferreira, a Torre de Retransmissões do Monte da Virgem, em Gaia, e uma visita nocturna ao Cemitério do Prado do Repouso. A programação arquitectónica complementa-se com outras disciplinas artísticas – existirão performances de dança na Casa da Arquitetura e melodias de piano na estação de metro do Campo 24 de Agosto.

A programação completa do Open House Porto pode ser consultada aqui.

Previous Estudantes do Porto criam sistema que lava a loiça em 6 minutos e sem detergente
Next Vodafone Paredes de Coura: cartaz fechado, tudo pronto para o festival

Suggested Posts