11 novidades do iOS 11

11 coisas de que vais gostar (ou não) no iOS 11.

iOS 11 iPhone

O iOS 11 foi anunciado esta semana e, como sempre, vem com dezenas de pequenas novidades que a Apple não aborda em palco. O novo sistema operativo só chegará oficialmente aos nossos iDevices depois do Verão, mas os programadores já têm acesso a uma versão beta. Por todo o Twitter, têm partilhado pormenores do que gostaram e que provavelmente também vais gostar. Reunimos os melhores neste artigo.

Estes são 11 coisas de que vais gostar (ou não) no iOS 11.

1 – Control Center personalizável

A Apple redesenhou (mais uma vez) o Control Center mas, desta vez, tornou-o personalizável. Agora podes escolher que atalhos queres ter acessíveis na parte inferior do ecrã. Sim, podes meter um botão para desligar os dados móveis, um para gravar o ecrã ou para activar o modo de poupança de bateria.

(via @MKBHD)

2 – Novo sinal de rede e indicador de volume

As quatro barras que indicam a cobertura móvel do iPhone estão de volta, substituindo os quatro pontinhos que o iOS 7 introduziu. Outra mudança ao nível do design, mais substancial, é o indicador de volumeagora já não é um aviso intrusivo  no meio do ecrã mas antes um pequeno sinal no topo.

(via @turqmelon)

3 – Arrastar e largar

É exactamente isso em que estás a pensar: podes arrastar conteúdo multimédia de uma aplicação para outra, não só através do multitasking no iPhone, como com duas aplicações lado a lado no iPad. Só precisas de pressionar o ficheiro durante alguns segundos e arrastá-lo, tal como fazes no computador.

(via @schukin)

4 – Lock Screen e Notification Center unificados

A Apple resolveu acabar com o Notification Center e expandir o Lock Screen. Por isso, quando no iOS 11 fizeres aqueles swipe do topo do ecrã para baixo, não fiques surpreendido se em vez de todas as tuas notificações vires o teu ecrã bloqueado. Deslizas para baixo para bloquear e deslizas para cima para desbloquear.

(via @henrikemacedo)

No ecrã bloqueado, terás as novas notificações à vista. Para ver as restantes, basta deslizar para cima mas junto ao indicador “earlier today”. Como sempre, tens do lado esquerdo os widgets e do lado direito atalho directo para a câmara.

(via @ow)

5 – Apps não usadas automaticamente eliminadas

No ano passado, o macOS trouxe uma série de ferramentas de optimização de espaço. Essas funcionalidades chegam ao iOS nesta nova versão. Por exemplo, podes configurar o teu iPhone ou iPad para que as apps que não usas sejam automaticamente eliminadas, sendo que os teus dados ficam armazenados no iCloud para o caso de quereres voltar a usar uma dessas aplicações.

(via @rjonesy)

Outra novidade muito útil é o iOS recomendar determinadas acções para optimizar o espaço de armazenamento do teu equipamento, seja optimizando as fotos através do iCloud ou apagando mensagens.

(via @rjonesy)

6 – Modo escuro

O iOS é todo muito branco, mas em situações de pouca iluminação tons escuros podem ser bem mais confortáveis. Algumas aplicações, como o Twitter ou o Reddit, já oferecem um modo escuro, mas a nova opção “Invert” nas definições de Acessibilidade adiciona essa funcionalidade a todo o sistema operativo.

(via @ow)

7 – Gravação nativa do ecrã

Com o iOS 11, podes gravar o ecrã do teu iPhone ou iPad nativamente, sem precisar de ligar o equipamento por cabo ao Mac. A opção de gravar o ecrã está disponível através de um atalho no Control Center.

(via @fvizs)

8 – Partilha de screenshots

Partilhar screenshots no iOS nunca foi fácil, comparativamente ao Android, por exemplo. Com o iOS 11, já não tens de abrir a aplicação de fotos e procurar o screenshot que acabaste de fazer. Podes partilhá-lo imediatamente e até personalizá-lo com anotações ou texto.

(via @_dte)

9 – GPS só quando é preciso

O iOS 11 força as aplicações a só aceder à localização dos utilizadores quando estes estão a usá-las. Uma boa notícia para quem privilegia a privacidade.

(via @rjonesy)

10 – Letras grandes

No iOS 10, lançado no ano passado, a Apple introduziu um design ligeiramente diferente em algumas aplicações, nomeadamente o News e o Music, com algumas letras grandes a negrito. No iOS 11, essa nova linguagem chega a mais apps.

(via @ow)

11 – Partilha de wi-fi

Se já tiveres um iPhone, iPad ou mesmo um Mac configurados para uma determinada rede wi-fi, apenas precisas de aproximar o teu dispositivo iOS dos mesmos para que também este fique conectado. Esquece lá isso de partilhar passwords.

(via @chrismaddern)

Previous Valter Lobo tocou na primeira parte de concerto de Eddie Vedder em Amesterdão
Next Canto das curtas: 'Doodlebug'