Sabe como podes ajudar os bombeiros

A doação de bens nos quartéis é uma das formas de ajudar os bombeiros.

ajudar os bombeiros

São muitas vezes conhecidos como soldados da paz e infelizmente entram em acção todos os Verões. O tempo quente e seco é propício aos incêndios florestais, quer sejam de origem natural, quer tenham tido causa artificial, e os bombeiros destacam-se como heróis da protecção de casas e vidas humanas, arriscando muitas vezes a sua.

Existem 60 mil bombeiros em Portugal, dos quais cerca de 75% são voluntários, exercendo a actividade nos seus períodos livres, e os restantes 25% são profissionais, dedicando-se a tempo inteiro. Ajudar os bombeiros – voluntários ou profissionais – pode ser imprescindível na sua missão diária, seja ela no combate a incêndios ou no exercício de qualquer outra actividade.

Doações de bens nos quartéis

A ajuda mais directa são as doações monetárias e a doação de bens nos quartéis de bombeiros. Garrafas de água, barras de cereais, fruta, bolachas e outros alimentos leves são os bens mais necessários. A ajuda pode ser entregue em qualquer quartel, por exemplo, no mais próximo de tua casa. Todos os quartéis podem precisar de ajuda, uma vez que os bombeiros destacados para incêndios podem estar fora da sua zona de intervenção.

Linhas solidárias

Várias empresas e instituições costumam também abrir linhas solidárias, através das quais podes contribuir com uma transferência bancária de qualquer valor.

Ajudar as vítimas

De referir que as vítimas dos incêndios também podem precisar de algum apoio. O isolamento e outras dificuldades causadas pelos incêndios podem levar às populações a ficar sem casa, comida ou água. A ajuda com estes tipos de bens junto das frentes de fogo podem ser fundamentais.

É ingrato que só nos lembremos da importância dos bombeiros quando acontecem as tragédias. Importa relembrar que, aliada à ajuda na prevenção, limpeza de matas e apoio à população em maior risco, o apoio prévio aos bombeiros pode ser crucial para que muitos incêndios nem cheguem a acontecer.

Previous A Amazon está a tentar comprar tudo?
Next Crowdfunding pede 5 mil euros para ajudar as vítimas de Pedrógão Grande

Suggested Posts