Boletim Tecnológico – 19 de Junho

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Yahoo já é da Verizon e vai chamar-se Oath

Está concluída a aquisição da Yahoo pela operadora norte-americana Verizon – o negócio de 4,5 mil milhões de dólares tinha sido anunciado em Julho de 2016 e demorou mais tempo que o esperado depois de se saber que a Yahoo tinha sofrido ataques informáticos. As marcas “Yahoo” e “AOL” (a AOL foi comprada pela Verizon em 2015) vão desaparecer para dar lugar à Oath. Esta nova estrutura terá como líder Tim Armstrong, que até aqui dirigia a AOL. Já Marissa Mayer, que estava à frente da Yahoo, está de saída. Nesta reorganização, existirão outros despedimentos, de forma a evitar a redundância de cargos.

Ler mais: Bloomberg

Google Drive vai ter novas funcionalidades de backup

A Google vai lançar uma nova ferramenta para computadores Windows e macOS, que possibilitará aos utilizadores guardar as pastas mais importantes na nuvem, através do Google Drive. As pastas escolhidas serão continuamente actualizadas na nuvem. A ferramenta, que vai chamar-se “Backup And Sync” quando for lançada a 28 de Junho, também fará cópias de segurança das tuas fotos para o Google Photos.

Ler mais: The Verge

Ciclo de vida dos Android

O Google Pixel, lançado em Outubro de 2016, receberá actualizações do Android até 2018 e actualizações de segurança até 2019. Com uma segunda geração do Pixel prevista para este ano, ficamos a saber que a Google prevê um ciclo de 2-3 anos para os equipamentos, a começar no mês em que são lançados na Google Store. “Depois dos dois anos, não podemos garantir mais actualizações”, lê-se numa das páginas de ajuda do Pixel.

Relativamente aos Nexus, os modelos 6P e 5X receberão em Setembro a sua última actualização do Android – o Android O – e terão correcções de segurança garantidas até Setembro de 2018.

Ler mais: 9to5google

Netflix a favor da neutralidade da Internet

O regulador norte-americano da área das telecomunicações, FCC, propõe alterações legislativas que não beneficiam o conceito de neutralidade da net. No dia 12 de Julho, várias empresas, incluindo Amazon, Reddit, Pornhub e Imgur, vão participar num protesto organizado pela Fight for the Future, em defesa da neutralidade e de oposição à FCC.

A tomada de posição vai contar também com o Netflix, empresa que volta a apoiar uma internet igualitária depois de se ter posicionado de forma pouco clara quanto a este assunto. Em Maio, o CEO do Netflix, Reed Hastings, tinha dito que a neutralidade da net não era uma prioridade da sua empresa.

Ler mais: Motherboard

Microsoft volta a actualizar Windows XP

Apesar de ter deixado de prestar suporte técnico ao Windows XP em 2014, a Microsoft está a actualizar aquele sistema operativo pela segunda vez num curto espaço de tempo. A primeira actualização saiu com sinal de “emergência” aquando do ataque de Ransomware no mês passado. Esta segunda actualização destina-se a corrigir falhas de segurança que possam ser utilizadas em ataques informáticos mais sofisticados – além do Windows XP, destina-se também ao Windows Vista e ao Windows Server 2003, que também já não estão no ciclo de suporte da Microsoft, e aos sistemas mais novos, como é o caso do 8 e do 10. Só quem tem Windows 10 vai receber a actualização de forma automática, os restantes utilizadores terão de descarregá-la nesta página.

Ler mais: The Verge

[COR HEX OATH: #116EB5]

Previous 10 anos de ‘Icky Thump’, o último disco dos White Stripes
Next O Spotify está a crescer, será que aguenta as dores?