Os programadores divertem-se e tu podes aproveitar para tocar

Musical Interactions é um site onde podes tocar vários instrumentos musicais.

“Uns divertem-se enquanto os outros trabalham” é uma das frases mais batidas em tom de resmungo por todo o mundo, mas o exemplo que hoje te trazemos é uma das melhores excepções que a internet nos ofereceu a essa regra. Musical Interactions prova que a diversão de uns pode mesmo resultar na diversão de outros. Ou não houvesse uma classe muito especial que se diverte (queremos acreditar) a programar experiências interactivas e que testam os limites da interação entre o homem e o computador.

O brincalhão é Michael Deal, que, usando JavaScript, criou simulações virtuais de instrumentos incluindo piano e guitarra e disponibilizou-as gratuitamente numa biblioteca intitulada MIDI.jsMary Lou, programadora e autora do blogue Codrops, decidiu pegar no trabalho de Michael e dar-lhe uma “roupagem” que qualquer um entenda.

Musical Interactions é, assim, um site onde podes tocar piano, dar uns acordes de guitarra ou ainda experimentar um kalimba ou um carrilhão. Harpa, tímpano, xilofone, violino, tuba e saxofone são outros dos instrumentos disponíveis.

Para fazeres música e ouvires o som correspondente a cada nota, clicas com o rato em cima dos instrumentos, seja nas teclas ou nas cordas, por exemplo. Pressionando continuamente com o rato e movendo-o por cima do instrumento, produzes uma sequência musical. O microfone vai reproduzir um som gravado que se torna mais alto se te aproximares do centro com o rato.

De referir que o Musical Interactions está preparado apenas para computadores, podendo não funcionar correctamente nos dispositivos móveis. O código do Musical Interactions está disponível gratuitamente no GitHub.

Previous Era uma vez... um dos maiores ataques de Ransomware da história
Next Pode parecer mentira, mas o Harry Styles anda a fazer boa música

Suggested Posts