Axe quer combater a “masculinidade tóxica”

Ser gay, vestir cor-de-rosa e fazer yoga são dúvidas reais que a marca quer responder na sua mais recente campanha.

Está à vista de todos que, cada vez mais, as marcas se preocupam com os problemas reais e sentem que para, além de vender produtos, estão incumbidas de uma missão tão ou mais importante – a de dar voz a questões sociais. E é exactamente isso que a Axe faz na sua mais recente campanha: ajudar no combate da masculinidade tóxica.

No meio de tantas outras marcas, a Axe é possivelmente uma das que na última década mais contribuiu para a imagem do homem macho, forte, irresistível, don juan, ao mesmo tempo que objectifica a mulher. No entanto, é também preciso dizer que esta linha de comunicação tem gradualmente sido deixada para trás e que nos mais recentes anos, com a assinatura “Find Your Magic” (“Encontra A Tua Magia)”, a marca prefere enaltecer as particularidades de cada homem, dizendo que é isso que os torna especiais.

Na campanha “Is it Ok for Guys?”, lançada esta semana, a Axe vai ainda mais longe e mostra a luta e as dúvidas que os jovens têm sobre como um homem deve ser, e para as quais procuram respostas na internet. Dúvidas como “é aceitável ser-se magro?”, “é aceitável ser-se virgem?”, “…ter experiências com homens?”, “…estar deprimido?” ou “…sentir-se assustado?” aparecem como exemplos no vídeo da campanha.

Segundo a marca, “estas dúvidas podem levam a um conflito interno que por sua vez pode dar origem bullying, violência e até ao suicídio. Acreditamos que não há uma só forma de se ser homem, e com o lançamento da iniciativa ‘Find Your Magic’, queremos dar voz a este importante assunto”.

Com a #isitokforguys, a Axe e os seus parceiros – Promundo, The Representation Project e Ditch the Label – pretendem lutar contra as limitações que a sociedade criou e mostrar que não há uma forma errada de se ser homem, não há limites para o que os homens devem ou não ser.

Como complemento da campanha, há ainda uma série de vídeos online, onde homens como Josh Franceschi e o campeão de boxe Anthony Joshua respondem a perguntas sobre fazer yoga e usar jóias.

Créditos
Cliente: Axe
Agência: 72andSunny Amsterdam

Previous Assim são os novos emojis da Google
Next Serão estes os óculos de realidade virtual que todos vamos querer?