Alexander Search: o novo heterónimo de Salvador Sobral e Júlio Resende

Salvador Sobral empresta a voz, Júlio Resende faz o resto. "A Day of Sun" é a primeira faixa do projecto conjunto.

Alexander Search é o novo projecto de Salvador Sobral e Júlio Resende

A poesia que Fernando Pessoa lançou em inglês, sob o heterónimo Alexander Search, serve como base ao novo projecto de rock electrónico que junta Salvador Sobral a Júlio Resende. Alexander Search é como se chama o grupo formado pelo vencedor da edição deste ano da Eurovisão e por uma das maiores referências do jazz português com mais três músicos. A primeira música, “A Day of Sun”, já está disponível para escuta.

A colaboração entre Júlio Resende e Salvador Sobral não é nova – o pianista e compositor ajudou na produção de Excuse Me, o álbum de estreia de Salvador, editado em 2016, e acompanha-o nos espetáculos ao vivo. (Se não conheces o trabalho de Júlio Resende, aconselhamos-te a começar por You Taste Like A Song, disco de 2011.)

Em Alexander Search, Júlio Resende pegou em parte de letras da autoria do heterónimo de juventude de Fernando Pessoa, criado durante a permanência do poeta na África do Sul, e compôs canções que trouxessem o universo do escritor às novas gerações. Salvador Sobral empresta a sua doce voz e a banda faz o resto da magia sonora.

Júlio e Salvador adoptam, na banda, personagens fictícias, inspiradas no imaginário de Fernando Pessoa. Augustus Search (composição, direção musical, piano e teclados), Benjamin Cymbra (voz), Marvel K. (guitarra), Sgt. William Byng (electrónica) e Mr. Tagus (bateria) são os cinco membros dos Alexander Search, cuja biografia podes ler de seguida:

Alexander Search é uma banda de língua inglesa que cresceu na África do Sul, mas que está radicada na Europa, mais concretamente Portugal, “paraíso à beira mar plantado” como dizia o seu maior poeta, Fernando Pessoa. A sua música mistura influências da indie-pop, música electrónica e rock. As letras foram escritas maioritariamente por Alexander Search, membro da banda que morreu tragicamente ainda jovem, mas que granjeia o respeito e admiração dos seus pares como “the greatest conquerer of the beauty of words”, o maior conquistador da beleza das palavras.

Augustus Search é o compositor de serviço da banda, toca piano e sintetizadores e faz a direcção musical. Benjamin Cymbra é um cantor extraordinário e traz na sua voz a garra rock n’roll do passado e as angústias e esperanças do presente. O futuro “é a possibilidade de tudo”, dizia também Pessoa.

Sgt. William Byng comanda a vertente computacional e electrónica. Marvel K. tem uma guitarrada cortante e espacial. E Mr. Tagus, ex-baterista de jazz, ainda tem na música e ‘groove’ de África uma das suas maiores riquezas.

Alexander Search é uma banda que gosta de ousar, impaciente, à procura, sempre à procura, da quintessência. Nunca o conseguiu. Este é o disco de mais uma tentativa falhada.

O primeiro álbum dos Alexander Search, do qual já conhecemos este “A Day of Sun”, será editado em Junho – mesmo a tempo do primeiro concerto, que terá lugar no dia 13 de Julho no Palco EDP do festival Super Bock Super Rock, no Parque das Nações, Lisboa.