Alexander Search: o novo heterónimo de Salvador Sobral e Júlio Resende

Salvador Sobral empresta a voz, Júlio Resende faz o resto. "A Day of Sun" é a primeira faixa do projecto conjunto.

Alexander Search é o novo projecto de Salvador Sobral e Júlio Resende

A poesia que Fernando Pessoa lançou em inglês, sob o heterónimo Alexander Search, serve como base ao novo projecto de rock electrónico que junta Salvador Sobral a Júlio Resende. Alexander Search é como se chama o grupo formado pelo vencedor da edição deste ano da Eurovisão e por uma das maiores referências do jazz português com mais três músicos. A primeira música, “A Day of Sun”, já está disponível para escuta.

A colaboração entre Júlio Resende e Salvador Sobral não é nova – o pianista e compositor ajudou na produção de Excuse Me, o álbum de estreia de Salvador, editado em 2016, e acompanha-o nos espetáculos ao vivo. (Se não conheces o trabalho de Júlio Resende, aconselhamos-te a começar por You Taste Like A Song, disco de 2011.)

Em Alexander Search, Júlio Resende pegou em parte de letras da autoria do heterónimo de juventude de Fernando Pessoa, criado durante a permanência do poeta na África do Sul, e compôs canções que trouxessem o universo do escritor às novas gerações. Salvador Sobral empresta a sua doce voz e a banda faz o resto da magia sonora.

Júlio e Salvador adoptam, na banda, personagens fictícias, inspiradas no imaginário de Fernando Pessoa. Augustus Search (composição, direção musical, piano e teclados), Benjamin Cymbra (voz), Marvel K. (guitarra), Sgt. William Byng (electrónica) e Mr. Tagus (bateria) são os cinco membros dos Alexander Search, cuja biografia podes ler de seguida:

Alexander Search é uma banda de língua inglesa que cresceu na África do Sul, mas que está radicada na Europa, mais concretamente Portugal, “paraíso à beira mar plantado” como dizia o seu maior poeta, Fernando Pessoa. A sua música mistura influências da indie-pop, música electrónica e rock. As letras foram escritas maioritariamente por Alexander Search, membro da banda que morreu tragicamente ainda jovem, mas que granjeia o respeito e admiração dos seus pares como “the greatest conquerer of the beauty of words”, o maior conquistador da beleza das palavras.

Augustus Search é o compositor de serviço da banda, toca piano e sintetizadores e faz a direcção musical. Benjamin Cymbra é um cantor extraordinário e traz na sua voz a garra rock n’roll do passado e as angústias e esperanças do presente. O futuro “é a possibilidade de tudo”, dizia também Pessoa.

Sgt. William Byng comanda a vertente computacional e electrónica. Marvel K. tem uma guitarrada cortante e espacial. E Mr. Tagus, ex-baterista de jazz, ainda tem na música e ‘groove’ de África uma das suas maiores riquezas.

Alexander Search é uma banda que gosta de ousar, impaciente, à procura, sempre à procura, da quintessência. Nunca o conseguiu. Este é o disco de mais uma tentativa falhada.

O primeiro álbum dos Alexander Search, do qual já conhecemos este “A Day of Sun”, será editado em Junho – mesmo a tempo do primeiro concerto, que terá lugar no dia 13 de Julho no Palco EDP do festival Super Bock Super Rock, no Parque das Nações, Lisboa.

Previous Ovários impressos em 3D restauraram a fertilidade em ratinhos
Next Chelsea Manning está a “instagramar” os seus primeiros dias de liberdade

Suggested Posts