O programa do 180 Creative Camp foi revelado num grupo de Whatsapp

Evento incluí concertos gratuitos de Cave Story, Conjunto Corona, Stereossauro e muito mais.

180 Creative Camp Whatsapp

Parte fundamental da organização de qualquer evento é comunicá-lo. Mas num mundo cada vez mais preenchido por iniciativas culturais e no qual posts, tweets e notícias se sucedem umas às outras a um ritmo alucinante, torna-se fundamental encontrar outras formas de espalhar a palavra. O Canal 180 já sabe esta cartilha de cor e salteado, tendo-o provado quando apresentou o cartaz do NOS Primavera Sound com uma história cruzada entre o Instagram Stories e o Facebook Live ou quando espalhou as confirmações para o Vodafone Paredes de Coura pela vila minhota.

Com o 180 Creative Camp, o Canal180 voltou “a fazer das suas”. Promovido pelo próprio, o 180 Creative Camp é um campo de férias para quem gosta das chamadas “artes media” e está à vontade para experimentar ideias e criar coisas novas. Realiza-se todos os anos em Abrantes, durante uma semana no início do Verão.

Apresentado com um design que por si já marca a diferença, a edição de 2017 do 180 Creative Camp está aí e com um alinhamento que já deixou quatro dezenas de pessoas entusiasmadas num pequeno grupo de WhatsApp, o meio escolhido para anunciar as novidades. Na quarta-feira, o Canal180 convidou as pessoas a inscreverem-se no grupo, com a promessa de que, no dia seguinte, às 18 horas, revelar os primeiros artistas confirmados.

“Curioso sobre o line-up deste ano do 180 Creative Camp? Envia-nos uma mensagem pelo WhatsApp com o seguinte texto: ‘Eu sou (o teu primeiro & último nome) e quero saber’. E espera.”

O anúncio dos nomes não foi unidirecional – o Canal180 procurou envolver as várias pessoas que à hora marcada estavam online no WhatsApp. Elas já se tinham estado a conhecer antes, com uma troca efusiva de mensagens, emojis e fotos. Números portugueses cruzaram-se com números de outros países e o sentido comunitário que o 180 Creative Camp tanto espalha acabou por estar presente ali mesmo, naquele grupo de WhatsApp.

Podes ver, de seguida, um resumo das conversa:

Pela primeira vez, o 180 Creative Camp vai dividir-se em quatro: a Academia, um laboratório para aprender e pensar e conjunto com artistas; a Fábrica, onde artistas são convidados a criar algo em e para Abrantes; o Festival, uma programação de música ao vivo, cinema ao ar livre, festas e outras actividades que estimulem a criatividade, aberta a toda a população; e a 180 Media Arts Conference, que vai acontecer logo no primeiro dia e que, tal como Festival, será de entrada livre.

 

Quatro áreas que conferem estrutura a um evento que já vai na sua 6ª edição. Como em todas as anteriores, o 180 Creative Camp procura estimular os participantes a trabalhar em conjunto, numa experiência de aprendizagem e partilha contínua durante 8 dias – de 2 a 9 de Julho, com a conferência marcada para dia 3.

E o alinhamento? Comecemos pelo Festival:

  • Cave Story
  • Conjunto Corona
  • Drink & Draw
  • Inner Tequila Creative Lab x Stereossauro

Na 180 Media Arts Conference:

  • Jeff Hamada
  • Foam Lab
  • We Are Europe

A parte paga do 180 Creative Camp inclui:

  • Put Put
  • 44 Flavours
  • The Creator Class (Portfolio Review)
  • Diogo Aguiar Studio
  • Jeff Hamada (Portfolio Review)
  • Foam Lab (Portfolio Review)

A edição de 2017 do 180 Creative Camp é inspirada no conceito de produção em massa e nas fábricas. “E se algo correr mal? Não há ainda a possibilidade de resultar em algo fantástico? O mote é assumir os erros como parte do processo e celebrar a beleza das imperfeições”, lê-se no site do evento.

O 180 Creative Camp convida a comunidade criativa, nacional e internacional, a descobrir a cidade de Abrantes e a conhecer criativos vindos de outros países. Disciplinas como o design, a arquitetura, a música, o vídeo, a fotografia, a ilustração e a instalação são os pilares deste campo de férias, cujos bilhetes podem ser adquiridos através do site 180.camp.