O Snapchat já tem o que o Facebook só anunciou

Os World Lens do Snapchat permitem-te o mundo físico com objectos virtuais, animando assim as tuas fotos e vídeos.

snapchat world lens

Na terça-feira, no palco da F8, o Facebook abriu a sua câmara aos programadores e mostrou alguns exemplos dos filtros de realidade aumentada que, no futuro, vamos poder usar nas nossas fotos e vídeos. Nas demonstrações, vimos tubarões a rodear uma taça de cereais real, uma chávena de café a “vaporizar” corações e flores a nascer virtualmente numa planta.

No futuro, sugere o Facebook, vamos estar a partilhar com câmara, misturando os mundos físicos e online através de uma panóplia de efeitos de realidade aumentada. Ao abrir a sua câmara aos programadores, o Facebook está a permitir que qualquer pessoa possa criar este tipo de experiências. Se hoje quando abrimos a câmara na aplicação da rede social, encontramos dúzia e meia de efeitos, dentro de meses, estes deverão ser muitos mais.

O Facebook não está sozinho nesta ambição de massificar a realidade aumentada. O Snapchat tem vindo a explorar esta tecnologia ao longo dos últimos anos, tendo sido pioneiro a introduzir máscaras para as nossas selfies. Agora o Snapchat tem filtros para as nossas outras fotos (e vídeos), aquelas onde não aparece a nossa cara – chamam-se World Lens e, tal como os efeitos que Mark Zuckerberg anunciou na F8, permitem-nos preencher o mundo físico com objectos virtuais.

O Snapchat revelou os World Lens também na terça-feira, antecipando-se ao Facebook. Contudo, a empresa de Evan Spiegel não se ficou por um mero anúncio. Os World Lens estão já disponíveis na aplicação, pelo que podes testá-los agora. Nós explicamos-te como.

Pega no telemóvel, abre o Snapchat e activa a câmara traseira. Depois clica algures na imagem durante alguns segundos até aparecerem as opções de efeitos disponíveis. Escolhe um e coloca-o num sítio na imagem onde queres que ele fique. A partir daqui podes rodar o telemóvel à vontade que o objecto ficará no local que definiste. Parece magia, certo?

Entre os efeitos de realidade aumentada disponíveis, há um arco-íris sorridente, uma chávena quente e uma nuvem triste:

Há coelhos saltitantes, escondidos atrás de arbustos:

Há flores que podes plantar… em qualquer lado:

Há um cogumelo em ácidos:

E há bolhas de sabão, entre outras animações:

Podes fazer fotos ou vídeos com os World Lens, enviá-los como snaps aos amigos ou partilhá-los na tua Story. Também podes guardar as imagens em privado na secção Memories do Snapchat e exportá-los depois para a galeria do telemóvel. Caso queiras tenhas ficado com curiosidade quanto às novidades apresentadas pelo Facebook, experimenta estes World Lens!

Previous Wake n Bake ou como experimentar sem fumar
Next Está quase... IndieLisboa vai animar a capital com muito cinema de autor