5 dicas clássicas de filmes contra o sistema

No dia da Revolução dos Cravos, ficam 5 sugestões de filmes nos quais a revolução é tema principal.

5 dicas de filmes contra o sistema

É 25 de Abril, feriado nacional. Há 43 anos, um golpe militar deitou abaixo um regime ditatorial que reinava há décadas. No cinema, são várias as histórias de revoluções e buscas pela verdade e justiça. Aqui ficam cinco filmes que nos ensinam a desafiar a norma, questionar a nossa realidade e lutar pela liberdade.

Capitães de Abril (2000)

Realizado por Maria de Medeiros, Capitães de Abril narra a história dos acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974, em Portugal. Na rádio, tocava a música de Zeca Afonso – “Grandôla, Vila Morena”. Era o início da revolução que fora planeada. Em menos de 24 horas, seria deitada abaixo uma ditadura que tinha sido posta sob Portugal durante décadas.  No filme, observamos os acontecimentos de um dia histórico na perspectiva de dois capitães e uma professora de literatura e jornalista. Joaquim e Almeida, Maria de Medeiros e Stefano Accorsi estão nos principais papéis.

V for Vendetta (2005)

Baseado na banda desenhada com o mesmo nome, V for Vendetta leva-nos até um universo alternativo onde a Grã-Bretanha é liderada por um Governo fascista. V é um homem que surge contra a tirania e opressão e urge a todos os cidadãos britânicos que o sigam nesta demanda. Com ele está a jovem Evey, que, depois de ser salva por V, torna-se numa aliada improvável no seu plano de trazer liberdade e justiça ao país. Com argumento dos Irmãos Wachowsky (The Matrix) e realização de James McTeigue (Ninja Assassin), o filme tem Natalie Portman e Hugo Weaving têm os papéis principais.

Che (2008)

Steven Soderbergh sempre foi conhecido pelas suas produções pouco ortodoxas e experimentais. E a história de Ernesto “Che” Guevara não fugiu à regra. Dividido em dois filmes, Che é a história de Che Guevara e do seu envolvimento na revolução cubana. Liderados por Fidel Castro, Che e um grupo de militares exilados derrubam o regime do ditador Fulgêncio Batista. Benício Del Toro (Traffic e Sicario) protagoniza.

The Matrix (1999)

Parece uma escolha improvável, mas o que é The Matrix se não um filme sobre controlo, revolução e liberdade? Saiu nas salas de cinema em 1999 e surpreendeu o mundo pelos seus efeitos especiais inovadores e por nos fazer questionar a realidade estabelecida. A análise do filme chegou até a ser incluída no programa escolar em Portugal e analisado nas aulas de filosofia. The Matrix é a história de um hacker informático que descobre, através de um misterioso rebelde, a natureza da sua realidade e o seu papel na guerra contra o controlo das máquinas. Keanu Reeves (John Wick), Laurence Fishbourne (Mystic River) e Carry-Ann Moss (Memento) lideram o filme e a revolução.

Braveheart (1995)

Realizado e protagonizado por Mel Gibson, este épico filme narra a história de William Wallace e o seu envolvimento na independência da Escócia do domínio monárquico inglês. Desde jovem que William vê os seus familiares morrerem, mas, quando a sua mulher é brutalmente assassinada por soldados ingleses, jura vingança e inicia um caminho de justiça e liberdade para todos os escoceses. Com um dos discursos mais sentidos e inspiradores do cinema, Braveheart ganhou 5 Óscares da academia, entre eles o de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Cinematografia.

Texto de: Diogo Coito Rodrigues
Editado por: João Ribeiro