Cinema São Jorge vai acolher o 1º Festival Política

Primeira edição é dedicada à abstenção. Decorre dias 21 e 22 de Abril e é de entrada gratuita.

A primeira edição do Festival Política realiza-se de 21 a 22 de Abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e tem como tema central a abstenção. É uma iniciativa da sociedade civil, com co-produção EGEAC/Produtores Associados, inserida no programa Abril Em Lisboa.

O Festival Política apresenta-se como um palco de discussão que convida ao pensamento político dos portugueses, contribuindo para uma maior consciencialização do papel imprescindível da sociedade na decisão de novos rumos e assuntos de interesse coletivo, lembrando o dever de participação de todos os que escolhem abster-se desses debates”.

A programação do evento inclui actividades abertas ao público, de acesso gratuito, como debates sobre como combater a Abstenção e qual o é o papel do jornalismo independente na democracia, e workshops sobre “civic tech”, a importância da transparência ou os “vícios da governação”. Existirão ainda um encontro “cara a cara” com deputados, que juntará personalidades como Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda), Sérgio Azevedo (PSD), Isabel Moreira (PS), Ana Rita Bessa (CDS-PP), Rita Rato (PCP), Heloísa Apolónia (PEV) e André Silva (PAN).

A programação enriquece-se com actividades para crianças e exibição de filmes, nomeadamente: Ressurgentes, de Dácia Ibiapina (Brasil, 2015); Techo y Comida, de Juan Miguel de Castillo (Espanha, 2015); Democracia: Na Onda dos Dados, de Daniel Bernet (Alemanha 2015); Aristides de Sousa Mendes: Un Hombre Bueno, de Victor Lopes (Argentina, 2017).

Para Rui Oliveira Marques, co-organizador do Festival Política, o crescimento da abstenção é o reflexo de um país repleto de eleitores desinteressados. O nosso objetivo é promover o interesse da sociedade civil, envolvendo-a na discussão, de maneira a que esta lute pelos seus direitos de forma ativa, dando voz a inquietações de ordem política e expondo resoluções. Para nós, quem não participa nunca tem razão”. “É a primeira vez que se realiza em Portugal um festival com estas características, que junta política, artes e filmes. Na verdade é um modelo de festival que existe há décadas, principalmente na Escandinávia, Itália e Reino Unido”, completa Bárbara Rosa, co-organizadora.

A programação completa do Festival Política pode ser consultada no site do evento, onde é também feito o convite à sugestão de ideias viáveis para combater a abstenção. Estas propostas, a par das principais conclusões dos debates, serão entregues aos grupos parlamentares e partidos portugueses para avaliação e integração em propostas futuras.