Este é o teu perfil escondido no Facebook

Descobre o que a rede social sabe sobre ti.

Já te falámos do Data Selfie, uma extensão para Chrome que, conjugando dois sistemas de aprendizagem automática, tenta decifrar os dados que o Facebook sabe sobre ti. Agora trazemos-te algo parecido, mas do próprio Facebook.

Nesta página chamada Ads Preference, a “baleia azul da internet” traça um perfil com base na tua actividade diária e nas informações que voluntariamente tu lhe dás, através das publicações que fazes e não só.

É impressionante olhar para a quantidade de coisas que o Facebook recolhe e – mais espantoso – o quão fidedignas são essas informações. Sim, é verdade que nasci em Abril, que tenho um smartphone Huawei com ligação 4G e suporte para vídeos 360º e que estou neste momento fora de casa.

“Quanto mais tempo o Facebook mantém os utilizadores no site, mais informação pode ser recolhida sobre cada um de nós. Esses dados são o que traz anunciantes para a plataforma e, finalmente, o que coloca dólares nos cofres do Facebook”, como lembra o The Next Web, que prontamente destacou esta ferramenta do Facebook.

No Ads Preference, podes consultar também uma lista dos teus interesses segundo o Facebook e ver os anunciantes com quem interagiste na rede social, isto é, os anúncios nos quais clicaste, por exemplo. O Facebook deixa-te ainda esconder toda a publicidade de determinados tópicos e definir que informações sobre ti não queres que ele use na segmentação – podes, por exemplo, não querer ver publicidade relacionada com o teu emprego.