Pages, Keynote, Numbers, iMovie e GarageBand são agora gratuitos

Quer para macOS, como para iOS.

As apps Pages, Keynote, Numbers, iMovie e GarageBand são a partir de agora gratuitas para todos os utilizadores de Mac, iPhone ou iPad. O download pode ser feito através das lojas de aplicações da Apple (links no final).

Até aqui, só quem tivesse acabado de comprar um equipamento Apple podia aceder ao download gratuito destas apps. Para os restantes, custavam entre os 5 e os 10 euros, podendo a compra individual de cada app ser efectuada através da Mac App Store ou da App Store.

O Pages, o Keynote e o Numbers integram a suite de produtividade da Apple, intitulada iWork, outrora comercializada como um pacote conjunto por cerca de 80 euros. As três aplicações oferecem compatibilidade com a suite da Microsoft (Word, PowerPoint e Excel) e integram capacidades de colaboração em tempo real, que a suite da Google (Docs, Slides e Sheets) também disponibiliza.

Já o iMovie é uma sofisticada ferramenta de edição de vídeo que qualquer um sabe usar, e o GarageBand, com a sua vasta biblioteca de loops e instrumentos, é para todos aqueles que nasceram com bicho carpinteiro nos dedos. O iMovie e o GarageBand fazem parte do iLife, pacote de criatividade que também já custou 80 euros e que chegou a incluir também o iPhoto, o iDVD e o iWeb – estes dois últimos foram descontinuados; quanto ao iPhoto, deu lugar ao Photos, uma experiência continuada entre macOS e iOS.

Em 2013, a estratégia de preço da Apple para software mudou substancialmente. O OS X Mavericks, lançado nesse ano, foi a primeira versão do sistema operativo para Mac a ser disponibilizada gratuitamente – algo que a Apple já tinha vindo a fazer com o iOS. Com o fim da venda do iWork e do iLife, todo o software da Apple é agora gratuito (com excepção das ferramentas profissionais, como o Final Cut X); todavia, como esse software só funciona em hardware da tecnológica da maçã, é fácil perceber o “truque”.

Links

Previous O novo Google Earth é mais simples, bonito e educativo
Next The Lazy Faithful descem ao Musicbox para apresentar novo álbum

Suggested Posts