Workflow: que app é esta que a Apple comprou?

Uma poderosa aplicação de produtividade que agora podes usar à borla.

A Apple começou a “namorar” o Workflow em 2015, quando distingiu esta aplicação de produtividade com o prémio de melhor design do ano. Ora, dois anos depois, o casamento acontece: a empresa de Cupertino adquiriu a start-up por detrás do Workflow e imediatamente tornou a aplicação gratuita na App Store.

Disponível para iPhone e iPad, e com extensão para Apple Watch, o Workflow é uma poderosa ferramenta de automatização que permite interligar outras aplicações e automatizar tarefas. Em suma, é uma app para nos poupar tempo e paciência.

A notícia da aquisição do Workflow pela Apple foi avançada pelo site TechCrunch, na terça-feira. O valor do negócio não foi revelado. A aplicação permanecerá disponível na App Store, agora gratuita – algo que a Apple não costuma fazer quando “vai às compras”. A equipa original, constituída por Weinstein, Conrad Kramer, Ayaka Nonaka e Nick Frey, vai passar a integrar a Apple.

“Trabalhámos em estreita colaboração com a Apple desde o início, desde o lançamento da nossa empresa como estudantes que frequentavam a WWDC ao desenvolvimento e lançamento do Workflow e consequente sucesso na App Store”, refere Weinstein numa nota enviada ao TechCrunch. Já a Apple recorda que o Workflow “foi seleccionado para o Apple Design Award em 2015 por causa do excelente uso dos recursos de acessibilidade do iOS, em especial uma excelente implementação do VoiceOver com items claramente identificados, dicas atenciosas e anúncios de arrastar e largar, tornado a aplicação usável e acessível para quem é cego ou vê mal.

Mas, afinal, o que faz o Workflow? Esta aplicação preenche os espaços vazios entre as aplicações, interligando-as. Permite-te automatizar processos para que não tenhas de fazer tudo manualmente e acrescenta capacidades ao sistema operativo. Por exemplo, imagina que queres fazer um GIF com as últimas 5 fotos do teu rolo de câmara – podes fazer um workflow para isso, acrescentando uma multiplicidade de acções (podes querer que o GIF seja automaticamente tweetado).

Com o Workflow podes criar processos para praticamente tudo e mais alguma coisa. À semelhança do IFTTT, a aplicação sugere-te fluxos que podes aproveitar e inclusive personalizar. O melhor mesmo é descarregares a aplicação e testares tu mesmo.