O site Rap Notícias faz 5 anos. E Slow J já deu a sua prenda

Estivemos à conversa com o fundador do projecto num intervalo dos preparativos.

Pela disponibilidade com que se entregam ao serviço das notícias do rap parece que ainda agora estão com aquela pica inicial. Mas a verdade é que, sem fazer disso bandeira, o Rap Notícias comemora 5 anos e assume-se hoje como um site dedicado ao hip hop de referência no panorama nacional.

Começou por amor à cultura e por aí quer continuar. Foi o próprio João Moura, fundador do projecto, que nos disse numa conversa rápida e informal, entre os preparativos para a festa de aniversário que, esta sexta-feira à noite, vai levar Slow J até ao Estúdio Time Out, no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

“Sempre ouvi muita música e muito hip hop e tinha os meus amigos e irmãos sempre a dizer-me ‘porque não fazes uma cena do género’. Houve uma altura em que precisava de me distrair e comecei o projecto – numa onda pessoal, descontraída – e nunca pensei que estivesse como está hoje.”

“Como não tenho jeito nenhum para nomes, escolhi um à toa e comecei a moldar o formato do que ia fazendo ao que tinha escolhido.”

“O primeiro meio ano do site fiz tudo sozinho, agora há muito mais coisas para fazer e já tenho que contar com a ajuda de pessoas. Para já, somos quatro a escrever; quanto a fotógrafos… vai variando. Mas isso foi uma dificuldade – antes era tudo feito à minha maneira e, a partir daí tive, de aprender a lidar com o trabalho dos outros. Mas felizmente toda a gente tem a mesma mentalidade que eu e tem corrido muito bem. Ainda hoje tenho estado aqui a organizar isto e acho que o site não parou de dar notícias!”

Profissionais apaixonados ou apaixonados profissionais?

Com uma abordagem própria de que se orgulham, João Moura não hesita em rejeitar o rótulo de profissionais, uma postura que explica e que se pode observar nas horas tardias e pela prontidão com que divulgam o que vai saindo.

“A ideia até pode ser… Mas a minha ligação com a música é pelo gosto e pelo hobbie. Às vezes até me faz confusão existir essa cena do ‘profissional’ pelo meio. Mas se tivesse uma cena REALMENTE profissional, à qual pudesse dedicar tempo, aí sim. Mas eu continuo a ter o meu trabalho e a minha vida e o Rap Notícias continua 100% como hobbie e é profissional só quando tem de ser.”

“Eu não curto muito dormir. É mesmo isto que me move e vou percebendo a aceitação, especialmente por parte dos artistas. A nossa relação é muito natural, sem merdas, eu conheço-os como eles me conhecem e como conhecem a minha equipa.”

“A cena de ter um media é uma novidade até para mim, imagina fazer uma reportagem num festival, ir a festivais como imprensa. Esta não é a minha formação: nada! Eu estudei em engenharia e trabalho em engenharia.”

A cena é: não sei escrever, não sei rimar nem fazer graffiti, esta é a minha forma de fazer parte da cultura.

Organização de eventos

A ideia de o Rap Notícias organizar eventos não é nova e só agora arrancou por João Moura ter encontrado o parceiro ideal. Depois de ajudar a organizar duas festas no Titanic Sur Mer, um bar à beira do rio no Cais do Sodré, com o nome “It’s A Trap, o Rap Notícias ultima agora os preparativos para a sua primeira festa “a sério”. Serve para comemorar o 5º aniversário – o evento vai decorrer no Estúdio Time Out e tem um rol de convidados de luxo: Lhast, Gson, DJ BIG e Slow J, entre outros.

Slow J é um nome em ascensão meteórica e aproveitou o convite para adornar a festa com a apresentação do seu disco The Art of Slowing Down, que promete ficar no registo noite e que podes conhecer aqui.

“Isto surgiu tudo naturalmente, mesmo ter o Slow J, foi assim. Falei com o manager dele e ele disse-me ‘isso é a data do álbum’. Eu só lhe perguntei ‘porque não?’… A partir daí até fechar o cartaz, foi um brainstorm. Simples, simples. É tudo pessoal com que nos identificamos e tem corrido muito bem.”

“Mas é o 5º aniversário e é a primeira festa!”

Quantos aos planos para futuro, João Moura não levanta o véu mas atira: “temos aí uma ideia que pode funcionar”Certo é que poderemos continuar a contar diariamente com o rapnoticias.pt para os lançamentos mais relevantes neste universo do hip hop nacional.

Previous Novo álbum de Slow J chega esta sexta-feira com novo single – “Arte”
Next Não vais acreditar no que esta livraria fez