@evleaks, o “estraga-surpresas” da tecnologia

Desde 2012, Evan Blass tem vindo a revelar inúmeros novos produtos de tecnologia antes do tempo, incluindo o novo Nokia 3310 e o Galaxy S8.

Em tecnologia, o leak de um novo produto, software, funcionalidade ou serviço tem sempre um gostinho especial. É inato: geek que se preze gosta de acompanhar os lançamentos das empresas mas gosta ainda mais de as saber primeiro. Notícias sobre rumores e especulações são uma fatia substancial do trabalho de qualquer jornalista ou blogger de tecnologia – gerando milhares de cliques, partilhas e comentários nas redes sociais.

As tecnológicas sabem-no e jogam com os leaks a seu favor, garantindo que as pessoas falam sobre os seus produtos durante todo o ano e não unicamente naqueles dois ou três dias em que fazem uma grande conferência de imprensa.

A Apple, por exemplo, vai revelar o novo iPhone depois do Verão. Todavia, se olharmos para as pesquisas feitas no Google com o termo “iPhone” nos últimos 12 meses, percebemos a sua regularidade ao longo do tempo, com relativa popularidade e um pico na semana de Setembro em que o iPhone 7 foi anunciado. A estratégia é fácil de explicar: muito discretamente a Apple e outras empresas lançam na Internet rumores sobre produtos por anunciar, os blogues e sites de tecnologia apanham essas informações e espalham-nas pelas suas audiências de milhões de pessoas. Resultado: buzz, buzz, buzz.

Evan Blass, blogger e jornalista, que já passou por vários sites de tecnologia e que agora escreve no VentureBeat, é, por sua vez, um dos maiores leakers em tecnologia. Os tweets que partilha com imagens e detalhes de novos produtos têm um grau de certeza que se foi comprovando ao longo do tempo, pelas raras vezes em que aquilo que disse acabou por não ser o que a empresa depois lançou.

@evleaks, como é conhecido no Twitter, está no ramo desde Julho de 2012; é seguido por 330 mil pessoas mas os seus tweets chegam milhões de pessoas. Já antecipou alguns dos telemóveis mais aguardados e não só: também tablets, aplicações, computadores, televisões, acessórios. Mais recentemente revelou o LG G6, o Huawei P10 e o novo Nokia 3310, as três estrelas do último MWC, em Barcelona. Ninguém sabe muito bem como é que ele consegue mas o segredo faz parte da magia.

Evan Blass manteve-se anónimo no Twitter durante cerca de um ano, tendo revelado a sua identidade publicamente numa entrevista ao Android Police, em Junho de 2013. Anunciou que iria reformar-se dos leaks em Agosto de 2014, mas depressa voltou à actividade. @evleaks é provavelmente o maior “estraga-surpresas” da tecnologia – já integrou o Engadget, Obsessable, Pocketnow e The Verge, antes de começar a colaborar com o VentureBeat, em Novembro de 2015, através do qual tem divulgado os leaks.

Os seus últimos tweets e artigos publicados são sobre o Galaxy S8, que a Samsung vai revelar esta quarta-feira em conferência de imprensa. Evan revelou praticamente tudo sobre a nova estrela da sul-coreana, as especificações, as cores, os preços, até o naming. Se quisermos saber como será o Galaxy S8, basta ir à conta de @evleaks. Só o tweet em que mostrou pela primeira vez a imagem do telemóvel, a dia 1 de Março, teve nos primeiros três dias cerca de um milhão de impressões e 300 mil interacções: “Penso que isto é aquilo que vocês esperavam”, comentou.

Dias antes, tinha anunciado a data da keynote da Samsung e algumas especificações sobre o S8, incluindo a substituição do nome “Edge” por “Plus”. Nos últimos dias, revelou as cores do equipamento (“Black Sky”, “Orchid Grey”, “Artic Silver”) e os preços: 799 euros para o S8 (o modelo mais pequeno) e 899 euros para o S8+ (o modelo maior).