Boletim Tecnológico – 20 de Março

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter. Hoje trazemos-te rumores quanto aos novos iPads, a nova leva de despedimentos na GoPro, o Livro de Reclamações online, a chegada do jogo Super Mario Run ao Android e, por fim, as limitações no catálogo que podem ser introduzidas no Spotify Free.

Novos iPads em Abril?

Ano após ano, o calendário anual de lançamentos da Apple fica mais definido. Novos iPads na Primavera, actualização dos sistemas operativos antes do Verão e novos iPhones depois do tempo quente – os restantes produtos, incluindo os Macs, são “espalhados” ao longo do calendário e nem sempre têm direito a conferência de imprensa. Assim, com a keynote principal do WWDC 2017 marcada para 5 de Junho, deverá ser em Abril que quatro novos modelos de iPad serão revelados: novos iPads Pro de 9,7 e de 12,9 polegadas; um modelo mais barato com 9,7 polegadas; e um iPad de 10,5 polegadas com ecrã de um canto ao outro.

A conferência de imprensa para anunciar os novos iPads deverá acontecer no início de Abril e oficializará a abertura do Apple Park. O novo campus da Apple, que tem 710 metros quadrados e que, está quase pronto para começar a acolher os funcionários da empresa, apesar de as obras se estenderem pelo Verão. O anfiteatro do Apple Park será baptizado de Steve Jobs Theater, em memória do falecido fundador.

Ler mais: 9to5mac

Dias difíceis na GoPro

O lançamento de um drone, o Karma, no ano passado não correu bem para a GoPro, que tinha apostado no produto como uma forma de responder à diminuição das vendas das suas câmaras de acção e à crescente popularidade dos drones. Entre resultados financeiros negativos e centenas de despedimentos, a GoPro está a tentar dar a volta. Vai eliminar mais 270 postos de trabalho, uma redução que, segundo a empresa, vai ajudar a chegar aos resultados positivos já no primeiro trimestre deste ano.

Ler mais: Reuters

Livro de Reclamações online

O Livro de Reclamações vermelho que te habituaste a ver numa série de estabelecimentos comerciais vai estar disponível online a partir de 1 de Julho. Numa primeira fase, a ferramenta permitirá recolher queixas ligadas a serviços públicos essenciais, como telecomunicações, serviços postais, eletricidade, fornecimento de água, resíduos urbanos e gás. O Livro de Reclamações Online permitirá ao consumidor/cliente seguir o estado da sua reclamação e obter, por e-mail, respostas das entidades responsáveis num prazo máximo de 15 dias.

Ler mais: Público

Super Mario Run chega ao Android na quinta-feira

Lançado na plataforma iOS em Dezembro, o jogo Super Mario Run vai chegar ao Android esta semana. Estará disponível na Google Play Store a partir de quinta-feira, 23 de Março, para download gratuito. Poderás experimentar imediatamente os três modos de jogo, sendo que para teres acesso a todos os conteúdos precisarás de fazer uma compra dentro da app. Uma semana depois de chegar à App Store para iPhone e iPad, o Super Mario Run superou a fasquia dos 40 milhões de downloads em todo o mundo.

Ler mais: Polygon

Spotify pode restringir serviço gratuito de streaming

Ao contrário de toda a sua concorrência, o Spotify disponibiliza um serviço gratuito de streaming, em que basta criar uma conta para ter acesso a todo o catálogo de música. A única diferença para do Spotify Free para o Spotify Premium, cujo custo mensal varia de mercado para mercado, é na reprodução limitada em alguns dispositivos, na presença de publicidade entre faixas e na ausência de funcionalidades úteis como o modo offline. No entanto, o Spotify pode vir a restringir o catálogo da assinatura Spotify Free, fazendo que quem paga pelo serviço tenha acesso primeiro a alguns álbuns.

Ler mais: Engadget

Previous Engenheiros desenvolvem eléctrodos plásticos que esticam como borrachas
Next Morreu o rapper Beto Di Ghetto