Android O: quais as novidades?

Vem aí mais uma actualização do Android. Podem começar a apostas de nomes. Android Oreo?

A Google disponibilizou esta terça-feira a primeira versão para programadores da próxima actualização do Android. Com o nome de código “Android O” (O de… Oreo?), a versão 8.0 do sistema operativo da Google será lançada comercialmente lá mais para a frente mas já sabemos algumas das novidades que trará.

Ao que tudo indica, o Android O não terá grandes transformações no design nem na experiência de utilizador. Será sobretudo uma actualização de optimização, com uma série de mudanças técnicas que os programadores poderão conhecer em detalhe aqui. Contudo, existirão novidades para o utilizador comum e destacamos já três.

Ícones mutantes

A personalização é um dos pontos fortes do Android. Os utilizadores podem escolher entre uma variedade de launchers, temas e ícones para colocar o seu telemóvel ao seu gosto, e as fabricantes também gostam de mexer no design do Android que comercializam nos seus equipamentos. No Android O, a Google vai facilitar esta personalização.

No Android O, os programadores vão poder criar ícones mutantes para as suas aplicações, isto é, um mesmo ícone pode assumir diferentes formas com base no ambiente em que estão instaladas. Por exemplo, se a Huawei gosta de ícones quadrados com cantos arredondados, as aplicações vão adaptar-se conforme nos seus telemóveis; as mesmas apps podem ter um ícones arredondados num equipamento da LG se essa for a preferência da fabricante.

Picture-in-Picture (PIP)

Vais poder assistir a vídeos do YouTube e de outras apps num pequeno rectângulo, enquanto respondes a uma mensagem no WhatsApp ou fazes scroll no Twitter. Algumas fabricantes já tinham adaptado o Android para esta funcionalidade nos seus equipamentos; o PIP também já está disponível no iOS.

Os programadores poderão definir o aspect ratio e interacções específicas (como play e pausa) para o PIP das suas aplicações. Enquanto que no iOS, o PIP só está disponível no iPad, no Android O funcionará em smartphones e tablets.

Canais temáticos nas notificações

Imagina que queres que uma app de notícias te envie notificações mas não de todos os assuntos, ou que pretendes que uma app de mensagens te alerte unicamente de determinadas conversas de grupo. Com o Android O, gerir as notificações será mais fácil.

No centro de notificações, vais poder desligar determinadas notificações, uma vez que os programadores poderão definir canais para as suas apps. Cada canal funciona de forma isolada. No exemplo em baixo, “Technology” é um canal de notificações da aplicação Google News – se não quiser ser incomodado com artigos sobre tecnologia, posso simplesmente desligá-lo.

 

Se és programador podes começar a mexer no Android O hoje mesmo, descarregando a versão para programadores através da página oficial da Google, onde também encontras toda a informação sobre esta actualização.