Trump é o vilão no trailer da nova “verdade inconveniente” de Al Gore

Dez ano depois, um novo alerta sobre alterações climáticas no cinema.

Al Gore, antigo Vice-Presidente dos Estados Unidos, vai regressar às salas de cinema com Truth To Power, uma “sequela inconveniente” do premiado documentário de 2006, An Inconvenient Truth. A estreia do filme deverá acontecer pelo Verão em Portugal.

An Inconvenient Sequel: Truth To Power foi exibido pela primeira vez em Janeiro no Festival Sundance de Cinema e teve esta semana direito a trailer, através da Paramount Pictures. O filme vai chegar às salas norte-americanas no dia 28 de Julho.

À semelhança de An Inconvenient Truth, a sequela é novamente guiada por Al Gore, que faz um retrato dos problemas e das políticas que estão a ser aplicadas para travar as alterações climáticas, como sugere o trailer. Nos 2 minutos e meio, vemos ainda Donald Trump, actual Presidente dos EUA, retratado como previsível vilão nesta matéria.

O documentário An Inconvenient Sequel: Truth To Power chega em boa hora – mesmo que não atinja o êxito de bilheteira do primeiro, vai certamente reactivar a discussão em torno do clima e da influência humana no mesmo, numa altura em que Trump e outras forças políticas tendem a negar ou desprezar o problema.