Stack Exchange: um site para saberes tudo sobre tudo

Para usares o Stack Exchange não precisas de conta, a não ser que queiras fazer perguntas e responder a outros utilizadores.

A história do Stack Exchange começa em 2008, quando Jeff Atwood e Joel Spolsky criaram o Stack Overflow, um site para programadores exporem as suas dúvidas e obterem ajuda da comunidade. No ano seguinte, Jeff e Joel expandiram o conceito de perguntas e respostas do Stack Overflow para outras áreas – nasceu o Server Fault, para questões relacionadas com administração de sistemas, e o Super User, para os “utilizadores mais aguerridos” dos computadores.

Hoje, o Stack Overflow, o Server Fault, o Super User e dezenas de outras comunidades integram o Stack Exchange, uma gigante rede de perguntas e respostas, onde a ideia é que uns possam ajudar os outros. Um site para saberes tudo sobre tudo. O Stack Exchange tem mais de 150 comunidades, cobrindo áreas tão diversas como matemática, videojogos, inglês e bricolage. O Stack Overflow é a comunidade mais popular, tendo reunido 5,9 mil milhões de pageviews em 2015 – no total, o Stack Exchange teve 7,9 mil milhões de pageviews.

Para usares o Stack Exchange não precisas de conta, a não ser que queiras fazer perguntas e responder a outros utilizadores. Nesse caso, podes criar uma gratuitamente. Uma mesma conta é válida nas várias comunidades do Stack Exchange, que funcionam de forma independente. Cada comunidade (lista completa aqui) tem um endereço próprio e precisas de clicar num botão para aderires ao grupo. Uma vez na comunidade, podes colocar as questões que entenderes (respeitando obviamente as regras) e entrar nas discussões.

As tuas publicações e as dos outros podem ser votadas positiva e negativamente, à semelhança do Reddit, do Product Hunt e de outros sites com o mesmo mecanismo upvote/downvote. O número de votos são um dos indicadores de popularidade que podem levar a que determinada questão seja destacada na homepage do Stack Exchange, onde, além das dúvidas mais populares das mais de 150 comunidades, é possível ver todas as últimas perguntas publicadas.

O Stack Exchange já não é comandado por Jeff Atwood e Joel Spolsky. Em 2013, Jeff criou uma plataforma de discussão online, em código aberto, chamada Discourse. Dois anos antes, em 2011, Joel estava a apresentar pela primeira vez o Trello, uma das melhores ferramentas colaborativas de gestão de projectos.